Imagem da receita

Molho pesto de agrião

Esta receita é uma alegria só! Pensa num molho mais fresco, mais ardidinho e mais leve que o pesto tradicional, e que combina o melhor do agrião e do limão e não leva queijo. Fica pronto em 20 minutos e, além de acompanhar o macarrão, casa superbem com legumes assados e saladas.


Autorpanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1½ xícara (chá) (6 porções)


Ingredientes

  • 1 maço de agrião
  • ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • 2 colheres (sopa) de caldo de limão
  • ¾ de xícara (chá) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 cubo de gelo

Modo de preparo

  1. Destaque as folhas dos talos mais grossos do agrião — os talos mais finos podem ser batidos junto com as folhas, já os talos mais grossos podem ser reaproveitados em outras receitas. Coloque as folhas e os talos mais finos numa tigela e lave com água corrente. Transfira o agrião para uma centrífuga de saladas e seque bem.  
  2. No liquidificador, ponha as folhas e os talos de agrião, junte as castanhas, o azeite, o caldo de limão e o gelo. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso — comece no modo pulsar para triturar os talos; se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo para incorporar todos os ingredientes. 
  3. Transfira para uma molheira e sirva a seguir.

PODE GUARDAR

O molho dura até 5 dias na geladeira. Para evitar que oxide e escureça, transfira para um pote com fechamento hermético e cubra com uma camada de cerca de 0,5 cm de azeite.

Sugestão de
cardápio