Imagem da receita

Piadina

Assada na frigideira, a piadina é um pão de preparo muito fácil. E fica pronto em menos de meia hora!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (fermento para bolo)
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
  2. Coloque o leite em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante do leite aos poucos, misturando com as mãos, até conseguir formar uma bola. Quando desgrudar das mãos, está no ponto.
  3. Transfira a massa para uma bancada lisa e enfarinhada. Trabalhe, sovando a massa, por no máximo 3 minutos!
  4. Modele a massa como um cilindro e, com uma espátula de padeiro (ou faca) divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa da piadina leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer. Se não for usar toda a massa, separe o que não vai utilizar, embrulhe em filme e leve ao congelador.
  5. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Enquanto isso, polvilhe a bancada com farinha e abra um pedaço de massa com rolo de macarrão (ou com uma garrafa de vinho), até formar um disco com cerca de 20 cm de diâmetro.
  6. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo na massa – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe assar por 3 minutos, até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire e deixe dourar por mais 2 minutos dourar por igual.
  7. Transfira para um prato e cubra com um pano limpo e seco, para não esfriar e manter os pães macios. Repita com o restante da massa e sirva a seguir.


OBS: você pode armazenar as piadinas num saco bem fechado por até 3 dias.

PODE CONGELAR

Se não quiser fazer todos os discos, congele a massa restante, já porcionada, mas antes de abrir (em bolinhas). Na hora que quiser usar, tire do freezer com antecedência. Quando a massa estiver mole de novo, retome o preparo a partir do passo 5.

Sugestão de
cardápio