Imagem da receita

Picles de rabanete com cebola-roxa

A cor é irresistível: o rosa intenso do rabanete fica ainda mais vivo entremeado pelos tons púrpura da cebola-roxa. O sabor e a textura também. Agridoce e crocante, este picles é um curingão! Com seu toque levemente ácido, finaliza refeições e dá aquele humpf! a mais nos sanduíches.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve1 pote de 750 ml / 10 porções


Ingredientes

  • 8 rabanetes
  • 1 cebola-roxa
  • 1 xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de vinagre de arroz
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1½ colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

  1. Numa panela pequena, coloque a água, o vinagre, o açúcar, o louro e os grãos de pimenta. Leve ao fogo médio até ferver e o açúcar se dissolver completamente. Desligue o fogo e deixe amornar enquanto prepara o restante dos ingredientes.
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Seque, descarte os cabinhos e corte cada rabanete ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 3 gomos (se estiverem muito grandes, corte em 4 gomos).
  3. Coloque os gomos de rabanete numa peneira sobre uma tigela, misture com o sal e deixe drenar por 15 minutos.
  4. Descasque e corte a cebola ao meio. Corte cada metade ao meio novamente, no sentido do comprimento, e fatie fino para formar meias-luas.
  5. Passados os 15 minutos, lave os rabanetes em água corrente para tirar o excesso de sal. Transfira os rabanetes e a cebola para um pote de vidro que comporte 750 ml (com fechamento hermético). Regue com a mistura de vinagre e açúcar amornada. Tampe e leve à geladeira para curtir por, no mínimo, 40 minutos — nesse período, o rabanete já perde o ardor e os legumes ficam mais saborosos. Conforme passa o tempo, eles absorvem mais sabor, e o picles ganha um tom mais rosado.

PODE GUARDAR

Conservado no pote, o picles pode ser guardado por até duas semanas na geladeira.

Sugestão de
cardápio