Imagem da receita

Polenta caprese com refogado de legumes

Além de resolver o jantar para duas pessoas em menos de meia hora, esta receita é do tipo que supreende. Para o preparo ser expresso, o segredo é a polenta pré-cozida. E o melhor: tudo em uma panela só.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 1 alho-poró
  • 2 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de polenta instantânea
  • 1 dente de alho picado fino
  • 2 ½ xícaras (chá) de água fervente
  • ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 muçarela de búfala (120 g)
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque o alho poró. Corte o talo em rodelas finas e reserve as folhas para outra receita (você pode aromatizar sopas, caldos ou ensopados). Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, e fatie as metades em meias-luas finas.
  2. Descasque o alho, pique fino metade do dente e bata o restante no pilão com uma pitada de sal, até formar uma pastinha. Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver.
  3. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Transfira para uma tigela, junte a pastinha de alho, 2 colheres (sopa) de azeite e folhas de manjericão a gosto. Misture delicadamente e reserve – assim os tomates absorvem os sabores do molho.
  4. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo alto. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione o alho-poró. Diminua o fogo para médio e refogue por 3 minutos, até começar a dourar.
  5. Afaste o alho-poró para o canto da frigideira, adicione a abobrinha e não mexa no primeiro minuto para a abobrinha dar uma tostada. Refogue a abobrinha por 5 minutos, junto com o alho-poró. Abra um espaço no centro da frigideira, regue com 1 colher (chá) de azeite e junte o alho picado. Deixe o alho fritar por 30 segundos, apenas para perfumar, e misture com os legumes. Tempere o refogado com sal e pimenta a gosto e divida em 2 pratos de servir.
  6. Passe um papel toalha na frigideira apenas para tirar o excesso de azeite (não precisa lavar). Coloque 2 ½ xícaras (chá) da água fervente na frigideira e volte ao fogo médio. Tempere com sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por 2 minutos até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso seja necessário cozinhar por mais tempo, regue com o restante da água fervente aos poucos para a polenta não grudar no fundo da frigideira.
  7. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado. Sirva imediatamente a polenta sobre os legumes refogados. Com as mãos, rasgue a muçarela de búfala em pedaços e disponha sobre a polenta, cubra com saladinha de tomate e folhas de manjericão. Sirva a seguir.

 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha