Pudim de leite sem furinhos

Pudim de leite sem furinhos

Fãs de pudim de leite sem furinhos, uni-vos! Se você seguir o passo a passo desta receita, seu pudim vai ficar mais firme, fácil de desenformar. Cada etapa do preparo vale a pena!

Compartilhe

Para o pudim

Ingredientes
  • 2 latas de leite condensado (395 g)
  • 4 ovos
  • 2½ xícaras (chá) de leite
Continua após patrocínio
VEJA O PASSO A PASSO EM VÍDEO
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.
  2. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

Para o caramelo

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
  1. Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  1. Numa panela média de borda alta, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.
  2. Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou uma luva térmica), segure e gire a fôrma devagar para caramelizar todo o fundo e a lateral. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — se você colocar a massa do pudim sobre o caramelo muito quente, ela pode se misturar ao caramelo.
  3. Despeje a massa do pudim na fôrma, também pelo cone central, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno e, só então, adicione a água fervente para assar o pudim em banho-maria, até cobrir metade da fôrma do pudim.
  4. Deixe assar por cerca de 1 hora e meia. Atenção: o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo do forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.
  5. Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare com antecedência; o pudim pode ser mantido na geladeira por até 5 dias).
  6. Para desenformar: passe a base da fôrma sobre a chama do fogão, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato que tenha borda (para evitar que a calda escorra) e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
EXTRAS PARA SERVIR

Quer dar uma cara diferente a esta sobremesa? Experimente servir o pudim com creme batido, fitas de coco e flores de abacaxi.

PUDIM NA AIRFRYER

Veja aqui como preparar uma receita de pudim na AirFryer da Rita Lobo.

PUDIM NA PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA

Sabia que dá para preparar pudim usando a panela de pressão elétrica? Ele fica pronto em 10 minutos! Veja aqui o passo a passo.

VERSÃO INDIVIDUAL

Você pode preparar essa mesma receita e assar o pudim em forminhas individuais.
Para isso, use 18 forminhas lisas de 6,5 cm de abertura por 5,5 cm de altura e capacidade para 150 ml.
Coloque cerca de 2 colheres (chá) de caramelo por forminha e preencha ⅔ do volume com a massa de pudim. Asse os pudins também em banho-maria, a 160 ºC (temperatura baixa) por cerca de 30 minutos.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
12 porções