Imagem da receita

Purê de banana-da-terra com leite de coco e gengibre

Aqui a mesmice não tem vez! Leite de coco e gengibre dão ares tailandeses a este purê aveludado e agridoce, que, por utilizar a banana-da-terra assada, fica ainda mais saboroso. Servido com couve-flor assada e molho teriyaki, vira refeição completa. Mas vai superbem com outros legumes assados ou com seu peixe favorito.


Autorpanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 bananas-da-terra maduras (1½ xícara de polpa assada)
  • ½ cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Coloque as bananas (com a casca mesmo) numa assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. Retire do forno e reserve.
  3. Descasque e passe a cebola pela parte fina do ralador. Assim que as bananas amornarem (para poder manusear), corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e, com uma colher, transfira a polpa para um prato. 
  4. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Junte o gengibre e mexa por 1 minuto, até perfumar. 
  5. Adicione a banana e mexa bem por 2 minutos para reaquecer e desmanchar a fruta em pedaços. Regue com o leite de coco, tempere com sal e misture bem por 1 minuto.
  6. Desligue o fogo e, com o mixer, bata os ingredientes na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso. Sirva a seguir com couve-flor assada com páprica e molho teriyaki e folhas de coentro a gosto.

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e asse uma banana-da-terra a mais para preparar panquecas americanas de banana. Assim, você não precisa partir do zero toda vez que entrar na cozinha!