Imagem da receita

Purê de batata com chips de casca

As batatas vão render! Até as cascas viram chips nesta receita cheia de truques para você preparar o purê dos sonhos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções

PARA O PURÊ

Ingredientes

  • 1 kg de batata (cerca de 5 unidades)
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 3 dentes de alho
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
  • 4 talos de cebolinha
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem as cascas das batatas sob água corrente. Seque as batatas com um pano de prato limpo. A casca deve ficar o mais sequinha possível, esse é o segredo para conseguir uma textura crocante ao assar. 
  2. Sobre uma tigela, descasque as batatas e reserve as cascas – tente fazer tiras bem longas da casca, num movimento único. Corte as batatas em quatro pedaços, transfira para uma panela média, cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal.
  3. Leve a panela ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até ficarem bem macias – para verificar o ponto, espete com um garfo. Enquanto isso, aproveite para preparar os chips da casca.
  4. Lave e seque bem as ervas – quanto mais sequinhas as folhas estiverem, menos chance de espirrar na hora de misturar com o azeite quente. Corte a cebolinha em fatias finas. Pique rusticamente a salsinha e o coentro. Corte as pontas e, usando a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
  5. Assim que as batatas estiverem cozidas, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e passe as batatas pelo escorredor. Transfira os pedaços para uma travessa e amasse as batatas ainda quentes com um garfo – vá acrescentando aos poucos a água do cozimento para formar um purê rústico.
  6. Numa frigideira pequena, coloque o azeite, os dentes de alho e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos até os alhos começarem a dourar e perfumar o azeite. Desligue o fogo, junte as ervas e misture por 1 minuto. 
  7. Verta o azeite quente com as ervas e os pedaços de alho (opcional) sobre as batatas amassadas. Ajuste o ponto do purê com a água e misture bem. Sirva a seguir com os chips assadas.

PARA OS CHIPS DA CASCA

Ingredientes

  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moídos na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Tempere as cascas da batata com o azeite, sal e pimenta-do-reino moídos na hora a gosto – além de temperar, o sal moído vai dar crocância.
  3. Distribua as cascas numa assadeira, de preferência antiaderente – quanto mais espaçadas estiverem, mais crocantes vão ficar. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até que dourem e fiquem crocantes – na metade do tempo, vire as tiras com uma espátula para que assem por igual. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha