Imagem da receita

Purê de feijão-branco com tahine

A inspiração desta receita é evidente: o adorado homus. Mantivemos o tahine e, no lugar do grão-de-bico, trouxemos o feijão-branco para ser o protagonista deste acompanhamento cheio de charme, sedoso, perfeito para ser servido com todo tipo de carne grelhada. O mais legal é que, como vai à mesa frio ou em temperatura ambiente, pode ser preparado com antecedência.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções

PARA COZINHAR O FEIJÃO

Ingredientes

  • ⅔ de xícara (chá) de feijão-branco
  • 3 xícaras (chá) de água para o demolho
  • 3 xícaras (chá) de água para o cozimento
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com 3 xícaras (chá) da água — se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez nesse período — o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.
  3. Passado o tempo do remolho, escorra o feijão e descarte a água. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com 3 xícaras (chá) da água, junte a folha de louro, tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
  4. Desligue o fogo e, atenção: deixe soltar todo o vapor antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, transfira os grãos de feijão cozidos para uma tigela e reserve a água do cozimento.

 

 

PARA O PURÊ

Ingredientes

  • 1½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (sem caldo)
  • ¼ de xícara (chá) de água do cozimento do feijão
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho.
  2. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola e o alho, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar.
  3. Transfira o refogado (com o azeite da frigideira) para o processador, junte o feijão, o tahine, a água do cozimento e tempere com sal e pimenta a gosto. Comece a bater no modo pulsar para ficar mais fácil de triturar os grãos, depois bata por cerca de 4 minutos, até formar um purê bem cremoso e liso — se necessário, pare de bater e raspe a lateral do processador para misturar de maneira uniforme. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de servir — o purê pode ser servido em temperatura ambiente ou frio.

 

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite para cozinhar feijão-branco a mais e ganhe tempo na cozinha! O feijão-branco pode ser utilizado em outras receitas, como tutu de feijão-branco com cebola frita e cogumelos grelhados com molho de feijão-branco


O tempo de remolho e de cozimento na pressão não mudam. Para 1½ xícara (chá) de feijão-branco seco, utilize 5 xícaras (chá) de água para o remolho e 5 xícaras (chá) de água para cozinhar na pressão. O rendimento é de 4 xícaras (chá) de grãos de feijão cozidos e 2 xícaras (chá) de caldo.