Imagem da receita

Queijadinha de colher

Fácil e rápida, essa queijadinha é do tipo que dá vontade de comer de colher direto do refratário. O salgadinho do queijo equilibra a doçura do leite condensado. A casquinha fica crocante, e o interior bem cremoso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ½ xícara (chá) de coco seco ralado
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 gemas

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo alto – ela vai ser usada para assar a queijadinha em banho-maria.
  2. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez para separar a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela média e as claras noutra tigela –  nessa receita só usaremos as gemas, você pode armazenar as claras na geladeira por até 2 dias para preparar outra receita.
  3. Junte o leite condensado às gemas e mexa bem com uma espátula de silicone. Acrescente o coco e o queijo ralado e misture bem para incorporar.
  4. Transfira o creme para um refratário redondo de 20 cm de diâmetro (se preferir utilize um refratário de outro formato que comporte 1 litro). Disponha o refratário com a queijadinha numa assadeira e leve ao forno.
  5. Preencha o fundo da assadeira com água quente e deixe assar por cerca de 20 minutos, ou até que a queijadinha esteja dourada na superfície mas ainda cremosa no centro. Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Sugestão de
cardápio