Quibe de abóbora com ricota para um (reaproveitamento)

Quibe de abóbora com ricota para um (reaproveitamento)

Este quibe de abóbora é uma das grandes descobertas de reaproveitamento culinário e uma belíssima opção para dar cara nova às sobras de abóbora assada. O recheio de ricota e o molho de hortelã dão um toque mais fresco ao prato. Sirva com salada de folhas verdes.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de cubos de abóbora japonesa assada (¾ de xícara (chá) de purê amassado)
  • ¼ de xícara (chá) de trigo para quibe
  • ⅓ de xícara (chá) de ricota esfarelada
  • 2 ramos de salsinha
  • azeite
  • ¼ de colher (chá) de pimenta síria
  • sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela, coloque o trigo, cubra com água e deixe hidratar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.
  1. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Transfira para uma tigela, junte a ricota e tempere com 1½ colher (chá) de azeite, noz-moscada e sal a gosto. Amasse a abóbora assada com um garfo até ficar com a consistência de um purê (caso a abóbora esteja gelada, aqueça por 1 minuto no micro-ondas, assim fica mais fácil para amassar).
  2. Forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra a água do trigo. Una as pontas do pano, fazendo uma trouxinha, e torça bem para extrair o excesso de água do trigo hidratado.
  3. Volte o trigo hidratado para a tigela (sem a água), junte a abóbora amassada e tempere com 1 colher (chá) de azeite, a pimenta síria e ¼ de colher (chá) de sal. Misture bem com o garfo.
  4. Numa frigideira pequena, antiaderente, de cerca de 12 cm de diâmetro, coloque 1 colher (chá) de azeite e gire para untar todo o fundo e a lateral. Ainda fora do fogo, coloque metade da massa de quibe e pressione com uma colher para cobrir o fundo e formar uma camada uniforme. Espalhe o recheio de ricota sobre o quibe, deixando cerca de 1 cm da borda livre. Com o restante da massa, faça uma bola com as mãos e achate o suficiente para poder cobrir todo o recheio. Pressione delicadamente com a colher para nivelar e fechar as laterais.
  5. Leve a frigideira ao fogo baixo, cubra com uma tampa e deixe cozinhar por 7 minutos, até dourar a base.
  6. Para dourar o outro lado: cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez. Regue a frigideira com 1 colher (chá) de azeite e deslize o quibe de volta para a frigideira, deixando a parte dourada para cima. Mantenha em fogo baixo por mais 5 minutos. Sirva a seguir com molho de hortelã e salada de folhas verdes.
NÃO TEM UMA FRIGIDEIRA PEQUENA?

Você pode modelar o quibe com as mãos e usar uma frigideira antiaderente maior. Modele metade da massa de quibe numa bola e achate com as mãos, formando um disco. Coloque na frigideira com azeite, cubra com o recheio e repita o processo com a outra metade. Com uma colher, ou espátula de silicone, pressione delicadamente a borda do disco para arredondar e dar o formato ao quibe.

QUIBE DO ZERO

Para fazer esta receita do zero, utilize 250 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos de 2 cm. Leve para assar na AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 180 ºC por 20 minutos ou no forno preaquecido a 220 ºC (temperatura alta) por cerca de 30 minutos — nos dois casos, lembre-se de virar os cubos na metade do tempo para assar por igual.

PARA O MOLHO DE HORTELÃ

Ingredientes
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de hortelã
  • 1 colher (sopa) de nozes picadas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • raspas de limão
  • 1½ colher (chá) de caldo de limão
  • 1 pitada de sal
Modo de preparo
  1. Lave, seque e pique grosseiramente a hortelã. Transfira para uma tigela e misture com o restante dos ingredientes.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
1 porção