Imagem da receita

Repolho agridoce assado

Receita com grandes chances de virar figurinha carimbada no cardápio da casa. É fácil de preparar e supreendente. Acompanhamento versátil, pode ir à mesa como salada morna, em temperatura ambiente e até como salada fria.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 repolho roxo
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta)
  2. Corte o repolho roxo ao meio, descarte o miolo central e corte cada metade em fatias de 1,5 cm. Transfira para uma tigela e lave sob água corrente. Seque bem numa centrífuga para saladas – quanto mais sequinhas estiverem as fatias melhor para assar.
  3. Transfira o repolho para uma assadeira grande e de borda alta – o volume de repolho parece muito, não se assuste, ele murcha ao assar. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Não se preocupe em espalhar as fatias de repolho, elas vão ficar sobrepostas.
  4. Leve ao forno para assar por 35 minutos, até murchar e as pontas ficarem douradas e chamuscadinhas – atenção: deixe o repolho assar sem mexer ou misturar, a ideia é que a camada de baixo da assadeira fique macia e as folhas da superfície fiquem tostadinhas.
  5. Retire do forno e, com uma pinça, transfira o repolho para uma tigela. Tempere ainda quente com o mel, o vinagre e misture bem. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.