Imagem da receita

Repolho macerado com cominho e mostarda

O repolho ganha uma massagem perfumada e você ganha um acompanhamento delicioso em coisa de 15 minutos. Os segredos são a técnica de macerar e a mistura de especiarias quentes batidas no pilão e misturadas ao azeite e vinagre.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • ½ repolho roxo pequeno (cerca de 400 g)
  • ½ colher (chá) de semente de cominho
  • ½ colher (chá) de sementes de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Com um fatiador de legumes (ou mandolim) corte o repolho em fatias finas – vá passando o repolho pelo mandolim, com cuidado para não fatiar o miolo central que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie o repolho fino com uma faca – no total você precisa de cerca de 4 xícaras (chá) dele fatiado. 
  2. Transfira o repolho para um escorredor e lave bem sob água corrente. Encaixe o escorredor sobre uma tigela, tempere com o sal e misture com as mãos, massageando o repolho – o sal drena o excesso de água das folhas, deixando o repolho macio e com o sabor mais suave. Aperte bem para tirar o excesso de água e transfira para uma tigela.
  3. Numa frigideira pequena, coloque a mostarda, o cominho e leve ao fogo médio para aquecer por 1 minuto e liberar os aromas. Transfira para o pilão e quebre as sementes. Misture o vinagre e o azeite nas especiarias ainda quentes e regue sobre o repolho macerado. Misture bem e sirva seguir.

 

OBS: se preferir, mantenha o repolho macerado na geladeira até a hora de servir, ele fica ainda mais gostoso gelado.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha