Risoto de abóbora assada para um

Risoto de abóbora assada para um

Risoto para uma pessoa só compensa? Ô se compensa! O truque é substituir o caldo caseiro por um bom refogado e seguir as proporções indicadas nesta receita.

Compartilhe
Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de arroz para risoto
  • 200 g de abóbora japonesa (cerca de 1½ xícara [chá]) cortada em cubos de 2 cm)
  • ¼ de cebola
  • 2 colheres (sopa) de cenoura ralada fino
  • 1 colher (sopa) de salsão picado fino
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 2 ramos de tomilho
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco
  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Veja o passo a passo
Modo de preparo
  1. Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 180 ºC e programe para assar por 20 minutos.
  1. Corte a abóbora em cubos de 2 cm, transfira para uma tigela e tempere com 1½ colher (chá) de azeite e sal. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços com o azeite.
  2. Transfira a abóbora para o cesto da AirFryer e feche a gaveta. Na metade do tempo, mexa os cubos para que dourem por igual. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes do risoto.
  3. Num fervedor, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio para aquecer. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque, pique e meça o salsão. Rale e meça a cenoura. Dica: o restante do salsão e da cenoura pode ser congelado num saco próprio para alimentos e usados no refogado de outras receitas; essa sobra vai do congelador direto para a panela.
  4. Leve uma panela pequena ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 fio de azeite, adicione 1 ramo de tomilho, toste por alguns segundos e reserve — ele vai ser usado para a decoração.
  5. Mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte a cenoura, o salsão, o louro e o outro ramo de tomilho debulhado e mexa por mais 2 minutos, até murchar. Junte o alho e misture por 1 minuto para perfumar.
  6. Regue com mais um fio de azeite, adicione o arroz e misture bem para envolver todos os grãos. Tempere com ¼ de colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto.
  7. Abaixe o fogo, regue com o vinho e mexa bem até secar. Acrescente 1 xícara (chá) da água quente, misture e deixe cozinhar até começar a secar novamente — isso leva aproximadamente 5 minutos. Nesta primeira etapa, não precisa ficar mexendo, o cozimento é mais lento para que o risoto absorva o sabor do refogado, já que não estamos usando caldo de legumes.
  8. Regue com mais ½ xícara (chá) da água e mexa bem até secar. Repita o procedimento até que o risoto fique no ponto: ele deve estar bem cremoso, com os grãos al dente, ou seja, ainda firmes. Não deixe o caldo secar completamente: o risoto deve ficar úmido.
  9. Desligue o fogo, adicione as abóboras assadas, reservando alguns cubinhos para a finalização, e misture bem. Por último, misture a manteiga e o queijo parmesão ralado. Sirva a seguir com os cubos de abóbora reservados e o raminho de tomilho dourado.
NO FORNO

Se preferir, você pode assar as abóboras no forno a 220 ºC (temperatura alta) por cerca de 30 minutos.

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o tempo da AirFryer e asse o dobro da quantidade de abóbora para ganhar tempo numa próxima refeição. Que tal preparar um quibe de abóbora assada?

Caso você já esteja aproveitando uma sobra planejada para fazer esta receita, utilize ⅔ de xícara (chá) de cubos de abóbora assada no preparo do risoto.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
1 porção