Risoto cor de abóbora

Risoto cor de abóbora

O segredo da cor deste risoto é o purê de abóbora. Além desse tom lindo, ele traz mais cremosidade ao preparo. Para completar, vai carne-seca, o que faz com que a combinação de sabores fique bem brasileira. Você pode quebrar o preparo em etapas: num dia cozinha a carne e a abóbora, no outro o risoto. Na hora de servir, tiras de abobrinha marinadas e farofinha de pão deixam o prato ainda mais interessante.

Compartilhe

PARA A CARNE-SECA

Ingredientes
  • 400 g de carne-seca
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Corte a carne-seca em pedaços de 7 cm — esse tamanho é ideal para dessalgar a carne, sem tirar completamente o sal, e também para desfiar em comprimento uniforme. Coloque os pedaços num escorredor e lave bem sob água corrente.
  1. Transfira a carne para uma tigela grande e cubra com 5 xícaras (chá) de água. Tampe com um prato e leve à geladeira para dessalgar por 24 horas — troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
  2. Escorra a água e transfira a carne dessalgada para a panela de pressão. Cubra com 1,5 litro de água, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  3. Atenção: deixe a panela soltar todo o vapor antes de abrir a tampa. Com a pinça, transfira a carne cozida para uma travessa e desfie com dois garfos, descartando o excesso de gordura (se preferir, espere amornar e desfie com as mãos). No total, você terá cerca de 1⅓ de xícara (chá) de carne desfiada para preparar o risoto.

PARA O RISOTO

Ingredientes
  • 1½ xícara (chá) de arroz para risoto (árboreo)
  • 3 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada cortada em cubos médios (cerca de 400 g)
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 1 cebola
  • ⅔ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
  1. Comece o preparo do risoto pela abóbora: numa panela média, coloque os cubos de abóbora, adicione ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — dessa forma, a abóbora cozinha sem ficar aguada.
  1. Transfira os pedaços cozidos para um prato e amasse bem com um garfo — no total, você terá cerca de 1½ xícara (chá) de purê para preparar o risoto. Reserve.
  2. Descasque e pique fino a cebola. Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
  3. Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Acrescente a carne-seca cozida e desfiada e refogue por 5 minutos, até começar a dourar. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos para envolver bem todos os grãos com o refogado.
  4. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Junte a abóbora cozida e amassada, regue com 3 conchas do caldo de legumes e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino (lembre-se de que o caldo de legumes caseiro não leva sal). Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo de concha em concha e mexendo até que o risoto fique no ponto — o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente); esse processo leva cerca de 20 minutos.
  5. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com abobrinha marinada e farofa de pão.
SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o pré-preparo e cozinhe abóbora e carne-seca a mais. Assim você ganha tempo na cozinha e pode transformar as sobras em brigadeiro de abóbora e amêndoas ou em um macarrão à carbonara com carne-seca.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
Até 6 porções