Imagem da receita

Risoto japonês com cogumelos

Risoto não é só italiano. Essa versão japonesa também usa um grão curto, o arroz para sushi, que fica grudadinho depois de pronto, perfeito para comer de hashi.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz para sushi
  • 200 g de cogumelos shiitake
  • 200 g de cogumelos shimeji
  • ½ xícara (chá) de mirin (saquê culinário)
  • ½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 50 g de manteiga
  • 4 xícaras (chá) de água
  • cebolinha fatiada a gosto para servir
  • gergelim preto torrado a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Limpe os cogumelos shiitake com um pano úmido – não lave em água corrente nem deixe de molho, eles absorvem a água e perdem o sabor. Corte e descarte o talo do shiitake; corte e descarte a base dos talos do shimeji – essas partes são mais duras e fibrosas. Corte os shiitakes em fatias médias e divida o shimeji em ramos.
  2. Leve uma frigideira grande para aquecer em fogo médio. Quando aquecer, coloque a manteiga e deixe derreter. Acrescente os cogumelos e mexa por 2 minutos até ficarem macios. Adicione o mirin, o shoyu e o açúcar, mexa bem por mais 1 minuto e desligue o fogo.
  3. Sobre uma tigela, passe os cogumelos por uma peneira para escorrer o caldo – ele vai ser usado para cozinhar o arroz. Reserve.
  4. Numa panela média, coloque o arroz, cubra com a água e junte o caldo dos cogumelos. Tampe a panela e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar por mais 15 minutos, com a tampa entreaberta, até absorver todo o líquido. Dica: para o risoto ficar mais molhadinho, desligue o fogo quando ainda estiver com cerca de 1 cm de água no fundo da panela.
  5. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por mais 5 minutos para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, junte os cogumelos e misture delicadamente. Sirva o risoto com chips de raiz de lótus, cebolinha fatiada, gergelim torrado, tirinhas de alga nori ou o complemento de sua preferência.


VEJA AQUI ALGUMAS SUGESTÕES

Ervilhas frescas: descongele grãos de ervilha congelada no micro-ondas, escorra a água e misture ao risoto.

Omelete: bata 1 ovo com 1 colher (sopa) de água e prepare uma omelete bem fininha; corte em fatias finas e sirva sobre o risoto.

Raiz de lotus frita: veja a receita aqui.

Katsuobushi: as fatias finíssimas do peixe bonito ralado seco têm um sabor defumado e dão um visual lindo ao risoto. Compre em lojas de produtos orientais.