Imagem da receita

Rolinhos grelhados de acelga, arroz e pernil (reaproveitamento)

Alerta de truque genial para transformar as sobras! Dois ingredientes frescos, o gergelim e o coentro, entram na tigela para formar com o arroz e o pernil de ontem um recheio frio para estes rolinhos de acelga saborosos e tostadinhos. Companhia perfeita para chutneys ou molhos agridoces, eles vão muito bem no jantar ou na marmita.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 4 folhas de acelga
  • ½ xícara (chá) de arroz cozido
  • ½ xícara (chá) de pernil cozido e desfiado (com molho)
  • 4 ramos de coentro
  • 1½ colher (chá) de gergelim branco
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Lave as folhas de acelga sob água corrente. Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela grande com água e gelo. 
  2. Para branquear a acelga: assim que a água ferver, adicione o sal e mergulhe as folhas de acelga. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com uma pinça, transfira as folhas para a tigela com a água gelada – assim elas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos sem perder a textura crocante. 
  3. Passe as folhas de acelga branqueadas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Lave, seque e pique fino as folhas de coentro com os talos.
  4. Numa tigela, misture o arroz cozido com o pernil, o gergelim e o coentro picado.
  5. Para montar os rolinhos: disponha uma folha de acelga bem aberta na tábua; coloque uma porção do arroz com pernil (cerca de 2 colheres [sopa]), deixando aproximadamente 2 cm da base da folha livres para enrolar. Enrole a ponta sobre o recheio, dobre as laterais da folha para dentro e continue enrolando até o fim. Repita com as outras folhas.
  6. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e disponha os rolinhos de acelga, um ao lado do outro. Doure por 4 minutos de cada lado. Sirva a seguir.