Imagem da receita

Roseta de peixe com manga grelhada

Não é só banana que funciona como acompanhamento para o pê-efe! Essa receita é para abrir seu olhar para a fruteira e notar novas combinações de sabores. A manga grelhada fica toda dourada e combina muito com peixe. Um pê-efe com clima de verão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 4 filés de pescada branca (cerca de 80 g cada)
  • 1 manga palmer madura
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de rúcula para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Separe alguns palitos de dente para a montagem das rosetas. Corte 2 pedaços grandes de papel alumínio de cerca de 50 cm.
  3. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta a gosto. Para montar as rosetas: corte cada filé ao meio, no sentido do comprimento, formando duas tiras. Junte a ponta de uma com a ponta da outra, formando uma tira longa. Enrole a tira sobre ela mesma, formando a roseta, e prenda com palitos de dente. Repita com os outros filés para formar 4 rosetas.
  4. Para montar os papilotes: num prato fundo, coloque uma folha de papel-alumínio, com a parte brilhante para cima e regue o centro com um fio de azeite. Disponha duas rosetas no centro, regue com 1 colher (sopa) de azeite e 2 colheres (sopa) de vinho branco. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada – assim os líquidos não vazam. Ela deve ficar alta para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual.
  5. Transfira os 2 papilotes para uma assadeira e leve ao forno para assar por 10 minutos – esse é o tempo certo para o peixe cozinhar e ainda ficar úmido. Enquanto isso, prepare a manga.
  6. Descasque a manga e corte 2 fatias grossas, no sentido do comprimento, bem rentes ao caroço – você pode reservar o restante da fruta na geladeira por até dois dias para comer pura ou noutra receita. Polvilhe uma pitada de sal e de pimenta-de-caiena na parte plana das fatias. 
  7. Leve uma  frigideira antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque as fatias, com a parte plana para baixo. Deixe dourar por cerca de 5 minutos sem mexer, ou até formar uma crostinha bem dourada. Reserve as fatias em dois pratos.
  8. Passado os 10 minutos, retire a assadeira do forno e abra os papilotes com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva as rosetas com as fatias de manga grelhadas, arroz integral e folhas de rúcula.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha