Imagem da receita

Sagu de coco com manga grelhada

A combinação de sabores vem da culinária tailandesa. O sagu preparado com leite e leite de coco fica cremoso. A manga grelhada ganha um sabor levemente tostado e complementa essa sobremesa diferentona.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

PARA O SAGU

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • fitas de coco para servir

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque o sagu, cubra com a água e deixe descansar por 1 hora.
  2. Faltando 15 minutos para completar o tempo de descanso, numa panela média (que tenha borda alta) misture o leite com o açúcar e leve ao fogo alto. Quando ferver, junte o sagu (com o líquido que sobrar na tigela), abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Atenção: o leite vai espumar e subir um pouco, não se preocupe é assim mesmo. 
  3. Adicione o leite de coco e misture bem. Mexa delicadamente por mais 5 minutos, até que as bolinhas estejam macias. Desligue o fogo e transfira o sagu para uma tigela. Cubra com filme, em contato do creme – isso evita a formação de uma película grossa. Deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente – nesse tempo as bolinhas terminam de cozinhar no próprio calor e a sobremesa atinge a consistência ideal.
  4. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva as porções com cubos de manga grelhados e fitas de coco a gosto.

PARA A MANGA GRELHADA

Ingredientes

  • 1 manga palmer madura
  • 2 colheres (chá) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

  1. Lave e seque a manga. Apoie a manga na tábua e corte 2 fatias grossas, no sentido do comprimento, bem rentes ao caroço. Corte também as 2 fatias laterais (menores) restantes.
  2. Polvilhe açúcar na parte da polpa das fatias. Leve uma frigideira antiaderente com 1 colher (chá) da manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque metade das fatias, com a parte da polpa para baixo, e deixe dourar por cerca de 5 minutos. Transfira para a tábua e repita com o restante das fatias.
  3. Assim que a manga estiver morna para manusear, corte a fruta em cubos: com uma das mãos, segure uma fatia com a polpa para cima. Com a ponta da faca, faça cortes verticais e horizontais na manga, formando cubos, com cuidado para não furar a casca. Segure a fatia pelas pontas e empurre a polpa pela casca para cima, assim os cubos vão se abrir. Passe a faca rente à casca da manga e deixe os cubos caírem sobre uma tigela. Repita com as outras fatias. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha