Imagem da receita

Salada de beterraba assada com tahine

Assados, o alho e a beterraba ficam mais adocicados. Enquanto ela estrela a salada, ele vai ser a base do molho. Com tahine e limão, forma um tempero especial. Para completar, folhinhas de endro, a erva que se dá muito bem a com beterraba.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 4 beterrabas (cerca de 600g)
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • 3 colheres (sopa) de caldo de limão
  • endro (dill) a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Lave as beterrabas, corte o topo com o talo e corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento – assim elas assam mais rápido e absorvem sabor no forno. 
  3. Corte um pedaço grande de papel-alumínio, coloque numa assadeira e disponha as beterrabas no centro. Tempere as beterrabas com 1 colher (sopa) de azeite e ½ colher (chá) de sal. Junte os dentes de alho (inteiros e com casca).
  4. Una as pontas do papel-alumínio e dobre formando uma trouxinha. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até as beterrabas estarem cozidas mas ainda firmes.
  5. Retire a assadeira do forno e abra a trouxinha. Espere amornar para conseguir manusear.
  6. Enquanto isso, prepare o molho: descasque os dentes de alho e transfira para o pilão. Tempere com ½ colher (chá) de sal e bata até formar uma pastinha. Junte o tahine, o caldo de limão e misture bem.
  7. Assim que estiverem mornas descasque as beterrabas assadas. Corte em fatias finas de 0,5 cm e as fatias em tirinhas de 0,5 cm.
  8. Transfira a beterraba cortada para uma tigela, adicione o molho, folhas de endro e misture bem. Deixe a salada na geladeira até a hora de servir – ela fica ainda mais gostosa após 15 minutos absorvendo os sabores do molho. Se preferir, prepare no dia anterior.