Imagem da receita

Salada de cuscuz marroquino com grão-de-bico e legumes assados

Não é só na quarentena que aproveitar o que tem na geladeira é uma maneira esperta de cozinhar. Então, em vez de uma receita, aqui quero que você aprenda uma fórmula para usar com os alimentos que tem em casa.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções

PARA OS LEGUMES ASSADOS

Ingredientes

  • 1 cenoura cortada em fatias na diagonal
  • 1 abobrinha cortada em meias-luas
  • 4 rabanetes cortados em metades
  • ½ couve-flor cortada em floretes
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Antes mesmo de começar a cortar os legumes, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 
  2. Você pode usar quantos legumes quiser. O importante é que devem ser lavados, secos e cortados em tamanhos semelhantes — isso serve para que assem por igual. E, também, que caibam espalhados numa assadeira, sem amontoar. (Em casa, para gravar este episódio de Rita, Help, usei os legumes listados acima. Mas, se você só tem abobrinha em casa, use duas ou três e está tudo certo.)
  3. Transfira os legumes cortados para uma assadeira grande e regue com o azeite. 
  4. Para temperar: tempere com sal e pimenta a gosto. Ervas: você pode incluir 1 ramo de alecrim ou 2 ramos de tomilho ou 10 folhas de sálvia, ou um mix delas todas! Lambuze bem ramos e folhas com azeite para não queimarem. Especiarias: use opções como páprica, cominho em pó, canela, cúrcuma, pimenta-síria. Quanto? Para uma assadeira cheia de legumes, cerca de 1 ½ colher (chá) de uma ou um mix de especiarias. 
  5. Misture bem para envolver os legumes com o azeite e os temperos e espalhe os pedaços na assadeira — quanto mais espaço entre os legumes, mais dourados ficam.
  6. Leve ao forno para assar. Cerca de 30 minutos devem ser suficientes, mas caso ainda não estejam dourados, deixe mais tempo. Se levar muito mais tempo do que meia hora, na próxima vez preaqueça o forno numa temperatura mais alta. De todo modo, na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula. Enquanto isso, prepare o cuscuz.

PARA O CUSCUZ MARROQUINO

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
  • 1 lata de grão-de-bico (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)
  • 1 colher (chá) de sal
  • azeite a gosto
  • caldo de limão-siciliano a gosto para servir
  • folhas de hortelã a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Numa chaleira, leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, escorra o grão-de-bico numa peneira e reserve.
  2. Numa tigela média, coloque o cuscuz marroquino e tempere com 1 colher (sopa) de  azeite e o sal. Meça 1 xícara (chá) de água fervente e regue sobre o cuscuz. Misture e tampe com um prato para abafar. Deixe hidratar por 5 minutos. 
  3. Passado os 5 minutos, solte o cuscuz marroquino com um garfo, junte o grão-de-bico e misture delicadamente. 
  4. Para servir: coloque nos pratos uma porção do cuscuz marroquino, cubra com legumes assados, regue com azeite, caldo de limão e salpique folhas de hortelã. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha