Imagem da receita

Salada de grão-de-bico com tomates grelhados e molho de azeite com ovos

Uma receita feita especialmente pra Páscoa na quarentena. Direto da cozinha de casa, Rita Lobo mostrou o passo a passo na live da quinta-feira. Além de ter a riqueza dos grãos, traz o simbolismo do ovo e combina demais com bacalhau. E você quase nem precisa cozinhar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 lata de grão-de-bico cozido (1 ½ xícara (chá) de grãos)
  • 10 tomates sweet grape (ou tomates-cereja)
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha picada
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • fatias de pão tostadas para servir

Modo de preparo

  1. Comece o preparo pelo cozimento do ovo: leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Quando começar a ferver, com uma colher mergulhe o ovo e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 12 minutos para a gema ficar cozida, mas sem passar do ponto. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.
  2. Numa peneira, escorra o grão-de-bico e transfira para uma tigela. Lave, seque e corte os tomates ao meio. 
  3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque os tomates com o lado cortado para baixo. Tempere com sal e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Mexa a frigideira rapidamente para soltar os tomates e transfira para um prato.
  4. Após 12 minutos, passe o ovo sob água corrente para esfriar. Role delicadamente o ovo sobre a tábua para a casca rachar e descasque sob água corrente. Corte o ovo ao meio, no sentido do comprimento e cada metade em cubos de 0,5 cm.
  5. Numa tigela, junte o ovo picado, ¼ de xícara (chá) de azeite e ¼ de xícara (chá) de salsinha picada. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente.
  6. Misture o grão-de-bico com o molho de azeite, ovo e salsinha – reserve um pouco do molho para a finalização. Transfira para um prato e disponha os tomates grelhados entre os grãos. Finalize com o molho reservado e folhas de salsinha. Sirva com fatias de pão tostadas.

 

Para cozinhar o grão-de-bico em casa

Numa tigela, deixe ½ xícara (chá) de grão-de-bico seco de molho em 2 xícaras (chá) de água, por pelo menos 8 horas (se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo). Na hora de cozinhar escorra a água e escolha um dos métodos:
- Na panela de pressão: coloque os grãos demolhados, cubra com 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar por 25 minutos, contados depois que a panela apitar. Lembre-se de baixar o fogo quando a panela apitar e deixar toda a pressão sair antes de abrir a tampa.
- Na panela convencional: coloque os grãos demolhados, cubra com 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1h30, contada após a fervura.

Se você é expert em planejamento, pode usar o grão-de-bico já cozido e congelado. Basta mergulhar por alguns minutos em água fervente para descongelar antes de usar.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha