Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 caixas de grão-de-bico cozido (ou 3 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido)
  • 1 cebola roxa
  • 1 dente de alho pequeno descascado
  • caldo de ½ limão
  • 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • torradinhas de pão sírio para servir
  • folhas de salsinha a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Descasque e corte a cebola ao meio. Corte cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz — assim as camadas permanecem unidas ao assar.
  3. Transfira os gomos de cebola para assadeira, regue com 1 colher (chá) de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Leve ao forno para assar por 20 minutos. Na metade do tempo, vire os gomos de cebola para dourar por igual. Enquanto isso, prepare o molho.
  4. No pilão, bata o dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pastinha. Junte o tahine, o caldo de limão, 6 colheres (sopa) de azeite e misture bem. Acrescente a água aos poucos, até ficar na consistência desejada (mais fluido ou encorpado). Transfira para uma molheira e reserve.
  5. Numa peneira, escorra o grão-de-bico e transfira para uma tigela (você pode utilizar a água para preparar um merengue vegano). Regue com o molho, temperer com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture delicadamente.
  6. Coloque o grão temperado numa travessa e disponha cebolas assadas. Sirva com torradas de pão sírio quebradas e folhas de salsinha.

 

PARA COZINHAR O GRÃO-DE-BICO EM CASA


Numa tigela, deixe 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco de molho em 3 xícaras (chá) de água, por pelo menos 8 horas (se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo). Na hora de cozinhar escorra a água e escolha um dos métodos:
- Na panela de pressão: coloque os grãos demolhados, cubra com 4 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar por 15 minutos, contados depois que a panela apitar. Lembre-se de baixar o fogo quando a panela apitar e deixar toda a pressão sair antes de abrir a tampa.
- Na panela convencional: coloque os grãos demolhados, cubra com 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1h10, contada após a fervura.

Se você é expert em planejamento, pode usar o grão-de-bico já cozido e congelado. Basta mergulhar por alguns minutos em água fervente para descongelar antes de usar.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional