Imagem da receita

Salada italiana de feijão-branco

Sirva com pão para uma refeição leve ou como entrada para um cardápio completo. Essa receita é multiuso e funciona como uma fórmula: depois de aprender o esquema você ainda pode criar novas combinações de sabores.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções como entrada (2 porções como prato principal ou acompanhamento)


Ingredientes

  • 1 lata de feijão-branco cozido (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)
  • ½ cebola roxa
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto + 1 colher (sopa)
  • 6 ramos de salsinha
  • 5 ramos de endro (dill)
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • sal a gosto
  • 1 pitada de açúcar

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a metade da cebola ao meio, no sentido de comprimento. Corte a cebola em fatias finas, para formar meias-luas. Transfira a cebola fatiada para uma tigela pequena, adicione 1 colher (sopa) do vinagre, o açúcar e cubra com ½ xícara (chá) de água. Misture e conte pelo menos 5 minutos – isso faz com que a cebola perca o ardido. Se quiser que fique bem suave, conte até 15 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes. 
  2. Escorra o feijão numa peneira e transfira os grãos para uma tigela média. 
  3. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha e o endro. Adicione as ervas picadas ao feijão. Acrescente o azeite, o vinagre restante, as sementes de erva-doce e a pimenta calabresa. Tempere com sal a gosto e misture delicadamente.
  4. Escorra bem as cebolas numa peneira. Adicione as fatias de cebola ao feijão e misture novamente. Sirva a seguir ou mantenha a salada marinando na geladeira por 1 hora, ela fica ainda mais gostosa.

PLANEJAMENTO

Se preferir, você pode preparar a salada no dia anterior e deixar na geladeira (já temperada e com as ervas) até a hora de servir.

PODE VARIAR

Esse é aquele tipo de receita base que, depois de aprender, você pode criar novas combinações de sabores mudando as ervas e especiarias utilizadas.

VERSÃO COM FEIJÃO SECO

Se preferir, você pode cozinhar o feijão branco seco para o preparo da salada. Deixe  ½ xícara (chá) de feijão branco de molho em uma tigela com água – se algum boiar, descarte. Escorra a água do demolho, transfira os grãos para a panela de pressão e cubra com 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto, quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 10 minutos – esse é o tempo certo para o feijão ficar no ponto de salada. Deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela, escorra a água do cozimento e passe o feijão sob água corrente numa peneira para cessar o cozimento. Tempere como indicado na receita. 

Sugestão de
cardápio