Imagem da receita

Salada de lentilha e beterraba assada com molho balsâmico

Assadas em gomos, as beterrabas saem do forno macias e temperadas para esta salada de sabores terrosos e adocicados, que fica deliciosa tanto morna quanto fria. Temperada com balsâmico e salsinha, cheia de texturas, ela brilha como acompanhamento ou entrada, mas pode tranquilamente ser servida como prato principal. Pensou em curinga? Acertou!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções

PARA A BETERRABA ASSADA

Ingredientes

  • 2 beterrabas
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Lave e descasque as beterrabas. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 5 gomos —  assim elas assam mais rápido e saem do forno prontas para a salada. 
  3. Corte um pedaço grande de papel-alumínio e coloque numa assadeira pequena com a parte brilhante para cima. Disponha os gomos de beterraba no centro e tempere com o sal e o azeite. Levante as extremidades do papel e feche as pontas para formar uma trouxinha bem vedada — dessa forma, os gomos assam sem perder a umidade.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que as beterrabas fiquem macias — espete com a ponta de uma faca para verificar. Enquanto isso, prepare a lentilha. 
  5. Retire a assadeira do forno e abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Deixe os pedaços de beterraba amornar para misturar ao restante da salada.

PARA A SALADA

Ingredientes

  • 1½ xícara (chá) de lentilha
  • ⅓ de xícara (chá) de vinagre balsâmico
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 12 ramos de salsinha
  • 1½ colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Numa panela grande, coloque a lentilha, cubra com 6 xícaras (chá) de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos — as lentilhas devem estar cozidas, mas ainda firmes para não se desmanchar. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.
  2. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Numa tigela grande, misture o vinagre balsâmico com o azeite, o sal e pimenta a gosto. 
  3. Escorra a lentilha por uma peneira e passe pela água corrente para cessar o cozimento e amornar. Transfira para a tigela com o molho, junte a salsinha picada e misture delicadamente. Sirva a seguir com a beterraba assada e as folhas de salsinha.

 

DICA DE PLANEJAMENTO 

Esse é o tipo de preparo que pode ser feito em etapas e com antecedência. Você pode manter a salada na geladeira de um dia para o outro, mas atenção: para que a beterraba não tinja toda a lentilha de cor-de-rosa, adicione os gomos aos grãos apenas na hora de servir.

 

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e asse uma beterraba a mais dentro da trouxinha de alumínio, assim você ganha tempo na cozinha e pode preparar uma salada roxa de macarrão com molho de beterraba e sardinha. Para 3 beterrabas, utilize 1 colher (sopa) de azeite e 1½ colher (chá) de sal. O tempo de forno é o mesmo!