Imagem da receita

Salada de macarrão com cogumelo, pimentão e pesto de espinafre

Fresca e colorida, essa salada tem camadas e camadas de sabor e uma grande vantagem: o preparo pode ser dividido em etapas. Perfeita para receber amigos para um jantar leve e elegante!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 porções como principal (6 porções como entrada)

PARA O PESTO DE ESPINAFRE

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de folhas de espinafre (½ maço)
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 dente de alho pequeno
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto
  • 2 cubos de gelo

Modo de preparo

  1. Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave sob água corrente (se quiser, separe alguns brotinhos para decorar os pratos). Transfira para uma tigela com 1 litro de água e o bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, aproveite para cozinhar o macarrão. 
  2. Retire as folhas da tigela e transfira para um escorredor – assim as eventuais sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue sob água corrente e deixe escorrer bem o excesso de água. 
  3. No liquidificador, junte as folhas de espinafre, as nozes, o parmesão ralado, o dente de alho, o azeite e os cubos de gelo – eles deixam o molho mais verdinho e bem fresco para a salada. Bata até formar um molho liso: comece no modo pulsar e misture com uma espátula entre as etapas para ficar mais fácil de bater. Prove e ajuste o sal. Reserve.

 

PARA A SALADA

Ingredientes

  • 400 g de rigatoni (cerca de 6 xícaras)
  • 300 g de cogumelos-de-paris limpos (cerca de 3 ⅓ xícaras)
  • 1 pimentão amarelo
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo parmesão para servir
  • nozes tostadas e picadas a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e coloque o macarrão. Misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar al dente – sempre que for usar a massa como salada, retire da água 1 minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem. 
  2. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e passe o macarrão sob água corrente fria para cessar o cozimento. 
  3. Transfira o macarrão para uma tigela grande e misture 2 colheres (sopa) de azeite – assim um não gruda no outro até a hora de servir. 
  4. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte as metades em quadrados de 2 cm. Corte os cogumelos ao meio – caso estejam muito grandes corte em quartos. 
  5. Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, coloque os cogumelos e regue com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos até a água secar – evite mexer demais para que os cogumelos não liberem líquido. Assim que a água secar, regue com ½ colher (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e mexa de vez em quando até dourar, por cerca de 3 minutos – com essa técnica os cogumelos douram mais facilmente e com menos azeite.
  6. Transfira os cogumelos dourados para um prato e diminua o fogo para médio. Regue com 1 colher (chá) de azeite e acrescente os pimentões. Tempere com sal e pimenta a gosto, refogue por 3 minutos até dourar e junte aos cogumelos.
  7. Adicione o molho pesto ao macarrão e misture delicadamente – vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada, de colher em colher, para deixar o molho mais fluido. Divida em 4 pratos e sirva com os cogumelos e pimentões dourados, as nozes picadas e lascas de parmesão. 


SALADA EM ETAPAS

Prepare o molho pesto, transfira para um pote e cubra com uma camada fina de azeite – isso evita que oxide e escureça. Mantenha na geladeira por até 2 dias.

Cozinhe o macarrão, resfrie, misture com o azeite e mantenha na geladeira, de um dia para o outro, ou até a hora de servir.

Na hora de servir, doure os cogumelos e os pimentões e misture o molho ao macarrão.