Imagem da receita

Niçoise moderninha

Apesar de ser uma salada, a niçoise vale por uma refeição. Especialmente com atum fresco ligeiramente grelhado. Em vez de vagem, vai edamame, a soja verde, que dá um sabor mais contemporâneo ao prato. As batatas, em vez de cozidas, são assadas - muito mais saborosas.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções

Para o vinagrete de mostarda

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de mostarda (de preferência de dijon)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes num vidrinho com tampa e chacolhe bem, até ficar homogêneo e cremoso.

Para a salada

Ingredientes

  • 1 tranche de 250 g de atum
  • 3 batatas médias
  • 150 g de edamame congelado (pré-cozido)
  • 12 tomates-cereja (ou grape)
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • folhas de minirrúcula e baby romana
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Lave e seque as batatas. Numa tábua, corte-as em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando na metade até formar gomos na espessura que desejar - cerca de 8 por batata. Transfira para uma panela, cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos.
  2. Escorra bem a água e transfira as batatas para uma assadeira grande (de preferência antiaderente). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem para envolver as batatas com o azeite. Espalhe bem as batatas pela assadeira -  quanto mais espaço entre eles mais crocantes e douradas ficam. Leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos. Após 20 minutos, vire os gomos para que dourem por igual. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.
  3. Lave e seque as folhas, reserve. Lave, seque e corte os tomates na metade, tempere com sal e deixe numa peneira enquanto a batata assa.
  4. Leve ao fogo alto uma panela média com um pouco de água e sal. Quando ferver, coloque os grãos de edamame e deixe cozinhar por 3 minutos. Escorra e transfira para uma tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Escorra novamente. Reserve.
  5. Coloque os ovos numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Escorra e coloque o ovos numa tigela com água fria para cessar o cozimento. Quando esfriar, descasque e corte os ovos na metade.
  6. Na hora de servir, leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e sele o atum por 1 minuto de cada lado. Não deixe o centro da tranche cozinhar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Transfira o atum para uma tábua e corte em fatias finas.
  7. Em pratos individuais - ou numa travessa - coloque as batatas por baixo, arranje as folhas por cima, salpique o edamame, disponha os tomates e os ovos, as fatias de atum arrume em leques com 3 ou 4 fatias cada. Regue com o molho e sirva a seguir.