Imagem da receita

Salada de pimentão assado com feijão-branco

Os pimentões assados, macios e adocicados, formam um quarteto perfeito com o feijão-branco, o molho apimentado de erva-doce e as nozes tostadas nesta salada superprática e para lá de versátil. Entrada, prato principal ou acompanhamento: ela cabe em todas as categorias, você só precisa adaptar o tamanho da porção.


Autorpanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve2 porções como prato principal ou 4 porções como entrada


Ingredientes

  • 2 pimentões vermelhos grandes
  • 1 lata de feijão-branco cozido (1½ xícara [chá] de grãos cozidos)
  • ¼ de cebola-roxa
  • 3 colheres (sopa) de nozes tostadas e picadas grosseiramente
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • 4 ramos de salsinha picada grosseiramente
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta).
  2. Lave, seque e espalhe os pimentões inteiros numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até a pele ficar tostada. 
  3. Enquanto os pimentões assam, descasque e corte a cebola em tiras finas. Transfira a cebola fatiada para uma tigela e deixe imersa na água com pedras de gelo e ½ colher (sopa) de vinagre — a água gelada diminui o ardor da cebola.
  4. Assim que estiverem assados, com a pele bem tostadinha, coloque os pimentões numa tigela, tampe (ou cubra com filme) e deixe abafados por 10 minutos — a pele se solta e fica mais fácil para descascar.
  5. Enquanto isso, prepare o molho: num pote que tenha tampa, coloque o restante do vinagre, o azeite, as sementes de erva-doce, a pimenta calabresa e sal a gosto. Tampe e chacoalhe bem para misturar. Reserve.
  6. Para descascar os pimentões: puxe e descarte a pele deles — se quiser, raspe a pele com uma colher para tirar as partes mais grudadinhas. 
  7. Corte os pimentões ao meio e descarte o cabo e as sementes. Corte cada metade em tiras de 2 cm de largura e cada tira em pedaços de 2 cm.
  8. Escorra a água e transfira a cebola fatiada para uma tigela grande. Passe o feijão-branco por uma peneira e junte os grãos à cebola. Adicione os pimentões cortados, o molho, a salsinha picada e as nozes. Misture delicadamente, prove e ajuste o sal. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de ir para a mesa — a salada fica ainda mais gostosa depois de marinar por 20 minutos na geladeira. 


PODE GUARDAR

A salada dura até 3 dias armazenada na geladeira.