Imagem da receita

Salada de macarrão com molho de beterraba e sardinha (reaproveitamento)

Inspirada num clássico do Panelinha — o patê de beterraba com sardinha —, esta salada de macarrão surpreende na cor e no sabor, graças à beterraba assada. Endro e iogurte trazem o toque de acidez e frescor, que fazem com que esta receita já nasça como hit.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de fusili (ou outra massa curta de grano duro)
  • 1 lata de sardinha em água (ou óleo) (125 g)
  • 1 beterraba assada
  • 2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada, cerca de 1⅓ de xícara [chá])
  • caldo de 1 limão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1½ colher (chá) de endro (dill) picado
  • sal a gosto
  • amêndoas tostadas e picadas grosseiramente a gosto para servir
  • endro (dill) a gosto para servir
  • brotos de beterraba e agrião para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e coloque o macarrão. Misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar al dente — sempre que for usar a massa como salada, retire da água 1 minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Abra a lata, transfira as sardinhas para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. 
  3. No liquidificador, coloque a beterraba assada, a sardinha, o iogurte, o azeite, o caldo de limão e 1 colher (chá) de sal. Bata até obter um creme bem liso. 
  4. Assim que estiver cozido, escorra o macarrão e passe sob água corrente para esfriar e cessar o cozimento. 
  5. Transfira o macarrão para uma tigela grande, adicione o molho de beterraba batido, o endro picado e misture delicadamente. Sirva a seguir salpicado com endro, brotos de beterraba e de agrião e amêndoas picadas.

 

DICA DE PLANEJAMENTO

Se quiser deixar tudo pronto na geladeira, bata os ingredientes no liquidificador com um pouco de água filtrada para deixar o molho mais fluido. Dessa forma, a salada de macarrão não fica ressecada.


SOBRAS PLANEJADAS

Esta salada de macarrão foi preparada com as sobras planejadas da salada de lentilha e beterraba assada com molho balsâmico. Para assar a beterraba só para esta receita, descasque e corte 1 beterraba ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 5 gomos. Disponha as partes da beterraba no centro de um pedaço grande de papel-alumínio, tempere com 1 colher (chá) de azeite e ½ colher (chá) de sal e feche numa trouxinha. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC (temperatura média) para assar por 30 minutos. Retire a assadeira do forno e abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Deixe a beterraba esfriar para bater o molho.