Imagem da receita

Salada de tomate ralado

Uma salada que pensa que é sopa, mas pode virar uma pastinha... Que receita esperta, minha gente! Fora que é pá-pum: ralou o tomate, tá pronta. Sirva com muçarela de búfala e transforme em refeição rápida; drene na peneira e ela vira uma pastinha pra comer com torrada; ou apenas regue com azeite e sirva como sopa fria. Faça como quiser, só não deixe de provar!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 tomates
  • 1 dente de alho
  • 2 ramos de orégano fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto
  • muçarela de búfala a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Lave, seque e corte os tomates ao meio (se preferir, descarte as sementes). Sobre uma tigela, passe os tomates pela parte grossa do ralador usando a casca como proteção para as mãos – assim você nem precisa descascar os tomates, a polpa é ralada e sobra apenas a casca na sua mão. 
  2. Descasque e esfregue o dente de alho no fundo de 2 pratos fundos – dessa forma ele perfuma a receita sem sobrepor seu sabor. Se preferir, passe a pontinha do alho pela parte fina do ralador e misture aos tomates. 
  3. Regue cada prato com cerca de 1 colher (chá) de azeite e coloque metade dos tomates ralados. Tempere com orégano fresco, sal e pimenta a gosto, e mais um fio de azeite.
  4. Sirva a seguir com pedaços de muçarela de búfala (você pode cortá-la com a mão) e fatias de pão.

 

versão drenada

Você pode preparar uma versão dessa salada com textura mais consistente, perfeita para passar no pão – nesse caso, considere 2 tomates por porção.

Tempere os tomates ralados com uma pitada de sal, transfira para uma peneira e deixe drenar o excesso de líquido por 10 minutos. Na hora de servir, raspe bem o tomate na peneira com uma colher para extrair todo o líquido, transfira para uma tigela e tempere com alho ralado, azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

PODE TROCAR

Experimente combinar outras ervas frescas no lugar do orégano, como manjericão.