Imagem da receita

Scones

Pãozinho típico do chá da tarde inglês, é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Feito com fermento químico, de bolo, não precisa de tempo de fermentação e assa em 15 minutos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve8 unidades


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal
  • 75 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 ovo
  • leite (cerca de ⅓ de xícara (chá))
  • leite para pincelar os scones
  • açúcar para polvilhar os scones

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Numa tigela grande, peneire a farinha com o fermento. Adicione o sal, o açúcar e misture. Reserve. 
  3. Na jarra medidora, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar a clara com a gema. Adicione leite até completar 150 ml e misture com o garfo novamente.
  4. Acrescente a manteiga gelada aos ingredientes secos na tigela e misture bem, esfarelando com as pontas dos dedos até formar uma farofa – a ideia é desmanchar a manteiga em pequenos pedacinhos envoltos com farinha. 
  5. Abra um buraco no centro e adicione a mistura de leite com ovo. Misture com uma espátula de silicone (ou bambu), do centro para a borda da tigela, até a farinha incorporar todo o líquido – dessa forma você não aquece a massa com o calor das mãos. Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e amasse rapidamente com as mãos para formar uma bola mais uniforme e lisa – não é para sovar a massa, quanto menos ela for trabalhada melhor.
  6. Polvilhe um pouco de farinha e, com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 2 cm de altura. Iremos usar o cortador de 6 cm, então ao abrir a massa pense num formato que aproveite o máximo de área para cortar os scones. 
  7. Passe o cortador na farinha e corte os scones. Atenção: na hora de cortar não gire o cortador, faça um movimento único, de cima para baixo. Isso favorece o crescimento dos scones no forno, formando um rachadinho típico na lateral de cada pãozinho.
  8. Transfira os scones para uma assadeira grande, de preferência antiaderente (ou untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo). Junte as aparas de massa, amasse rapidamente apenas para ficar uniforme de novo e abra para cortar os scones. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias.
  9. Pincele a superfície de cada scone com leite e polvilhe com um pouco de açúcar – assim eles ficam dourados. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até crescerem e dourarem. Atenção: não asse demais, para que não fiquem ressecados.
  10. Retire do forno e sirva os scones mornos ou em temperatura ambiente. Eles ficam uma delícia com clotted cream e geleia de frutas.

 

OBS: os scones são mais gostosos se comidos assim que saírem do forno ou no mesmo dia que forem assados. Não vale a pena armazenar. 


NÃO TEM CORTADOR? 

Prepare scones triangulares. Abra a massa num círculo com cerca de 2cm de espessura e polvilhe a superfície com farinha. Polvilhe também a lâmina de uma faca longa com farinha e corte a massa como se fosse uma pizza: primeiro em cruz, depois em X para formar 8 pedaços.

Sugestão de
cardápio