Imagem da receita

Semifredo de doce de leite com café

A clássica sobremesa italiana ganha aqui uma receita cheia de truques para deixar o preparo mais cremoso e aerado. É quase um sorvete e a vantagem é que você não precisa ter uma máquina de sorvete em casa. Nesta versão, traz uma perfeita combinação dos sabores do café e do doce de leite. É amarguinho, é doce, é gelado, é irresistível!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • ⅔ de xícara (chá) de doce de leite (cerca de 180 g)
  • 1 lata de creme de leite (300 g)
  • 1 colher (sopa) de café solúvel
  • 2 claras
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • cacau em pó a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Separe 6 forminhas lisas com capacidade para 150 ml.
  2. Coloque a lata de creme de leite no congelador por 30 minutos — esse é o truque para tirar o soro do creme de leite de lata, assim o preparo fica mais cremoso. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
  3. Passados os 30 minutos, retire a lata do congelador e vire de ponta-cabeça. Com o abridor de latas, faça dois furos opostos na lata e vire numa tigela para extrair o soro até parar de pingar.
  4. Termine de abrir a lata e transfira o creme de leite para uma tigela grande. Junte o café solúvel e misture bem com uma espátula para dissolver — não se preocupe se restarem alguns grãozinhos, eles se dissolverão até o fim do preparo. Acrescente o doce de leite e misture novamente, para incorporar. Reserve.
  5. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio para aquecer — ela vai ser usada para o banho-maria. Numa tigela média, coloque as claras, o açúcar e encaixe na panela com água quente. Mexa com o batedor de arame até aquecer as claras e dissolver os grãozinhos de açúcar, cerca de 3 minutos.
  6. Transfira as claras para a batedeira e bata em velocidade média por cerca de 2 minutos, até formar um merengue — ele fica marcado pelo batedor, mas o bico ainda deve estar no ponto intermediário, nem tão firme, nem tão mole. Caso o merengue fique muito firme, será mais difícil de ser incorporado, e você terá que mexer demasiadamente a base do semifredo, o que pode deixá-lo não tão aerado.
  7. Junte cerca de ⅓ do merengue ao creme de doce de leite e misture bem com a espátula de silicone para incorporar. Adicione o restante do merengue e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
  8. Com uma concha, preencha as forminhas com a base do semifredo; coloque numa assadeira (assim fica mais fácil de levar ao freezer) e leve ao congelador para firmar por pelo menos 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
  9. Para servir: retire o semifredo do congelador, passe uma faquinha afiada na lateral da forminha e desenforme num prato de sobremesa. Sirva a seguir polvilhado com cacau em pó a gosto.

PODE TROCAR

Se não tiver à mão as forminhas de semifredo, você poderá usar copinhos descartáveis com capacidade de 150 ml. Quando retirar do congelador, quebre a borda e rasgue o copinho para desenformar.  Caso prefira, aqueça o copinho com o calor das mãos e desenforme num prato de sobremesa.