Sopa de legumes na pressão

Sopa de legumes na pressão

Você pode usar os ingredientes da receita ou seguir a fórmula com o que tiver na geladeira. De um jeito ou de outro, essa sopinha é sempre uma delícia. E o melhor: fica pronta em coisa de 15 minutos, entre descascar, picar, cozinhar e servir.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos pequenos
  • ½ cebola
  • ½ cenoura
  • ½ talo de alho-poró (ou 1 pequeno) com a folha
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e passe a cenoura pelo ralador. Corte o alho-poró em fatias finas, transfira para uma peneira e lave bem sob água corrente. Reserve 1 pedaço das folhas do alho-poró.
  1. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, a cenoura e o salsão. Tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto e refogue por cerca de 3 minutos até murchar.
  2. Junte a abóbora, regue com 2 ½ xícaras (chá) de água (se preferir uma sopa menos cremosa, utilize 3 xícaras de água).
  3. Tampe a panela e ajuste o fogo para alto. Assim que a começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Se quiser agilizar o processo, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
  4. Transfira os legumes cozidos com o caldo para o liquidificador e bata até ficar liso (se quiser uma sopa mais pedaçuda, bata apenas metade dos legumes ou sirva sem bater). Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da água fervente empurre a tampa. Se preferir, bata a sopa com um mixer dentro da panela. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir.
FÓRMULA DA SOPA

Crie sua própria combinação de sabores. É só obedecer as proporções da fórmula da sopa e depois seguir o passo a passo.

- 1 xícara (chá) de um mix de legumes aromáticos. Ex.: cebola, alho, salsão, cenoura, alho-poró, pimentão, gengibre. Esses vão para o refogado, no passo 2.
- 2 colheres (sopa) de gordura: azeite, manteiga, óleo (só não vale margarina). Você vai usar para o refogado, no passo 2.
- 2 xícaras (chá) de legumes picados. Ex. abóbora, abobrinha, acelga, beterraba, batata. Esses entram no passo 3.
- 3 xícaras (chá) de água. Se preferir uma sopa mais cremosa, use 2 ½ xícaras (chá) de água. De todo modo, sempre dá para cozinhar mais um pouco depois de abrir a tampa, até chegar na consistência que preferir.

PARA TEMPERAR

Você pode acrescentar especiarias (ex. canela, cominho, cúrcuma...) e ervas frescas (ex. alecrim, tomilho, sálvia cebolinha, 1 folha de louro).

PODE CONGELAR

É só porcionar e levar ao congelador por até 3 meses.

PODE USAR LEGUMES CONGELADOS

Crie suas combinações de legumes congelados para agilizar a sopa. Você pode congelar os legumes crus e cortados, porcionados já na quantidade. Na hora de preparar a sopa, eles vão direto do freezer para a panela quente.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 4 porções