Imagem da receita

Sopa de feijão com macarrão

O melhor reaproveitamento de feijão que existe: aquela sopa quentinha, saborosa. É comida conforto com inteligência doméstica. Você pode seguir a receita a risca ou usar os legumes aromáticos que estiverem dando sopa por aí. Vale pimentão, alho-poró, erva-doce, tomate...


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de feijão cozido e temperado (com caldo)
  • 1 xícara (chá) de macarrão fusilli (ou outra massa curta de grano duro)
  • 1 cebola
  • ½ cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e passe a cenoura pelo ralador. Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 5 minutos até dourar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por 3 minutos até murchar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
  3. Acrescente o feijão cozido ao refogado, regue com 1 xícara (chá) da água e misture bem. Mantenha em fogo médio apenas para o feijão aquecer, por cerca de 3 minutos – assim fica mais fácil de bater.
  4. Transfira o feijão quente com o refogado para o liquidificador e bata até ficar liso (se preferir uma sopa com mais texturas, você pode deixar parte dos grãos inteiros). Atenção: segure a tampa com um pano para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Se preferir, bata a sopa com um mixer dentro da panela. 
  5. Volte o caldo de feijão batido para a panela, junte o restante da água leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio, tempere com sal e cozinhe por 5 minutos, para incorporar os sabores. Enquanto isso, quebre o macarrão. 
  6. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua, coloque o macarrão no centro e una as pontas formando uma trouxinha, sem apertar muito. Utilizando uma panela pequena (ou batedor de carne) bata na trouxinha de pano para quebrar o macarrão em pedaços. 
  7. Passado os 5 minutos, mantenha a panela em fogo médio e acrescente o macarrão. Cozinhe por cerca de 10 minutos, até o macarrão ficar bem macio e a sopa engrossar. Mexa de vez em quando para evitar que o macarrão grude no fundo da panela e garantir que cozinhe por igual. Sirva a seguir com farofinha de pão e gremolata.

 

Macarrão para sopa

Se você tiver na despensa macarrão de letrinhas ou ave-maria pode usar. A receita fica ainda mais prática.

 

Legumes congelados

Se você tem cenoura e salsão congelados, pode usar! As medidas equivalentes são: ⅓ de xícara (chá) de cenoura ralada e ½  xícara (chá) de salsão picado. Se tiver o refogado congelado de mirepoix, use 3 fatias grossas.

 

Dica de reaproveitamento

Você pode congelar as sobras de feijão já temperado para preparar essa sopa numa próxima refeição. 

 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha