Imagem da receita

Sorvete de mamão

Sorvete cremoso, refrescante e feito com apenas 1 ingrediente. Ótimo para não deixar a fruta passar do ponto. Sempre que tiver mamão, antes de ele começar a sobrar, congele em cubos! Também funciona com papaya. Só não dá certo bater no liquidificador. Tem que ser no processador de alimentos mesmo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de mamão formosa maduro em pedaços

Modo de preparo

  1. Descasque, descarte as sementes e corte o mamão em fatias médias, de cerca de 2 cm. Corte as fatias em pedaços de 2 cm e transfira para uma assadeira – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados e fica mais fácil de bater.
  2. Leve a assadeira ao congelador por pelo menos 3 horas, ou até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).
  3. Na hora de preparar o sorvete, retire o mamão do congelador e mantenha em temperatura ambiente por 10 minutos – assim você evita danos ao processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.
  4. Coloque os pedaços de mamão no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta – raspe a lateral do processador com uma colher quantas vezes forem necessárias para bater de maneira uniforme. Assim que a fruta estiver bem triturada, aumente a velocidade e continue batendo até formar um sorvete cremoso. Pode demorar um pouco, cerca de 7 minutos no total, mas acredite: quanto mais bater, mais cremoso fica. Sirva a seguir.

 

OBS: O sorvete deve ser batido apenas na hora de consumir, pois se congelado novamente endurece e perde a textura cremosa. Já o mamão pode ser mantido no freezer por até 3 meses para você preparar o sorvete quando der vontade.

Evite desperdício

Não deixe o mamão passar do ponto. Se ele estiver sobrando, já congele em cubos. Vá reunindo os cubos congelados em um saco com fechamento hermético, assim você economiza lugar no congelador e garante ingrediente para esse sorvete. 

Versão Papaya

Também dá certo, 1 papaya rende 3 porções. Corte o papaya ao meio, descarte as sementes e retire os pedaços da polpa com uma colher. O importante é que sejam de tamanho uniforme e não fiquem amontoados na assadeira para congelar e bater de maneira uniforme.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio