Imagem da receita

Tempurá de talo de couve (reaproveitamento)

Esta friturinha irresistível é uma aula de reaproveitamento e a receita perfeita para surpreender no happy hour.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve3 porções


Ingredientes

  • 14 talos de couve (talos de 1 maço)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de água
  • 1 ½ xícara (chá) de óleo para fritar
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque os talos de couve. Descarte a ponta da base — ela é mais grossa e fibrosa — e corte cada talo em pedaços de 5 cm.
  2. Numa tigela média, coloque a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta a gosto. Junte a água e misture bem com um garfo até formar uma massa lisa e espessa. 
  3. Numa panela pequena de borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.
  4. Para saber a temperatura de fritura, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio; assim que acender, o óleo está no ponto. 
  5. Mergulhe uma leva de talos de cada vez na massa de farinha e misture com o garfo para empanar toda a superfície. 
  6. Com o garfo, retire um talo por vez e bata levemente as costas do garfo contra a borda da tigela para escorrer o excesso de massa. Com cuidado, mergulhe o talo de couve no óleo quente — coloque quantas unidades couberem, sem que encostem uma na outra ao fritar. Deixe fritar por cerca de 2 minutos ou até dourar — mexa de vez em quando com a escumadeira para fritar por igual. 
  7. Com a escumadeira, transfira os talos de couve fritos para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio