Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

ServeAté 4 porções

PARA O BISCOITO CASEIRO

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira grande com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Numa tigela, misture a farinha com o amido e reserve. Em outra tigela média de vidro refratário (ou inox) quebre o ovo. Junte o açúcar, o sal e misture bem. 
  3. Para fazer o banho-maria, leve uma panela pequena com água ao fogo médio. Encaixe a tigela com o ovo (a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para aquecer e dissolver o açúcar) e mexa com uma espátula de silicone até o ovo aquecer e o açúcar dissolver. Para verificar o ponto, retire uma porção com uma colher e esfregue com a ponta dos dedos: se ainda sentir grãozinhos de açúcar, pode cozinhar um pouco mais.
  4. Retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer, bata o ovo até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, utilize uma batedeira manual ou um batedor de arame).
  5. Acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. A cada adição, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha sem perder a aeração.
  6. Para modelar os biscoitos: transfira uma porção da massa para a assadeira e nivele com as costas de uma colher, formando um círculo de 6 cm de diâmetro. Repita com o restante da massa para formar no total 8 biscoitos, deixando 2 cm entre cada um na assadeira.
  7. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficarem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira.

PARA O CREME E MONTAGEM

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de mascarpone
  • 2 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar
  • 2 colheres (sopa) de conhaque (ou o licor de sua preferência)
  • 8 unidades dos biscoitos champanhe caseiros
  • cacau em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela média de vidro refratário (ou inox) e as gemas para outra tigela. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo baixo para ferver — ela vai ser usada para aquecer as gemas e as claras em banho-maria.
  2. Acrescente 2 colheres (sopa) do açúcar às gemas e encaixe a tigela na panela com água — lembre-se que a água não pode encostar na tigela, o vapor é o suficiente para dissolver o açúcar sem correr o risco de cozinhar as gemas. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as gemas estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
  3. Retire a tigela da panela e, com o batedor de claras acoplado no mixer, bata até formar um creme claro — no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para o creme ficar uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Reserve o creme, lave e seque bem o batedor do mixer.
  4. Acrescente o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na mesma panela do banho-maria. Mexa as claras com uma espátula para aquecer, repetindo o mesmo processo feito com as gemas. 
  5. Retire a tigela da panela e, com o batedor de claras acoplado no mixer, bata até formar um merengue bem leve — cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
  6. Separe 4 pratos de sobremesa para a montagem. Num prato fundo, misture o café com o licor. 
  7. Molhe bem apenas um dos lados do biscoito no café e transfira para o prato de sobremesa, com o lado molhado para cima. Coloque uma colher do creme sobre o biscoito (cerca de ¼ de xícara) e espalhe para cobrir toda a superfície. Prepare uma nova camada com biscoito umedecido e creme —  cada sobremesa vai ter 2 biscoitos e 2 camadas de creme. Repita com o restante.
  8. Leve os pratos com os tiramisus montados para a geladeira por 20 minutos (eles ficam ainda mais gostosos gelados). Se preferir você pode servir logo após a montagem. Polvilhe com cacau em pó apenas na hora de servir.

 

PLANEJAMENTO


Você pode preparar os biscoitos e o creme com antecedência. Os biscoitos podem ser mantidos num pote com fechamento hermético por até 1 mês. Já o creme do tiramisu pronto pode ser mantido na geladeira por até 2 horas antes de servir. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional