Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

Serve8 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
  2. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele numa bola e achate delicadamente num disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para firmar (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
  3. Retire a massa da geladeira 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma fôrma redonda canelada de fundo removível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.
  4. Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo de macarrão, comece a abrir a massa. No começo ela é resistente e as laterais tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma.
  5. Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para firmar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (você pode reservar essas sobras e assar biscoitinhos).
  6. Leve a fôrma com a massa à geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar – como a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional