Imagem da receita

Torta de pêssego com amêndoas

Essa receita é inspirada na torta bourdaloue, um clássico da confeitaria francesa que tem recheio de amêndoas e pera em calda. Nessa versão, vamos de pêssego em calda, figurinha carimbada das cestas de Natal. Ele vai se transformar numa torta dourada, úmida, linda. Para arrancar elogios.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve8 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.
  2. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro).
  3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir.
  4. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma. Durante o processo, polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo. Caso rache, basta unir com as pontas dos dedos.
  5. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa – as aparas de massa podem virar biscoitinhos.
  6. Com um garfo, fure toda a base da torta – isso evita que ela infle e rache ao assar. Leve ao forno para pré-assar por cerca de 15 minutos, ou até a massa perder o aspecto de cru – ela fica mais branquinha e seca ao toque, não deixe dourar pois ela terminará de assar com o recheio.
  7. Retire a torta do forno e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o recheio.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

Ingredientes

  • 6 metades de pêssego em calda
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 90 g)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 90 g de manteiga em ponto pomada (cerca de 7 colheres (sopa))
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 ovo

Modo de preparo

  1. Corte as metades de pêssego ao meio, no sentido do comprimento e escorra  numa peneira – o excesso de calda pode umedecer demais a massa.
  2. Numa tigela grande coloque a manteiga, o açúcar e mexa bem com o batedor de arame (ou espátula de bambu firme) para formar um creme. 
  3. Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte ao creme de manteiga – se estiver estragado você não perde a receita. Misture vigorosamente para incorporar. Adicione o amido de milho e mexa bem. Por último, misture a farinha de amêndoas.
  4. Com uma colher, espalhe o creme de amêndoas na base de torta, cobrindo todo o fundo. 
  5. Distribua 10 fatias de pêssego formando um círculo próximo da borda – deixe espaço entre cada um para que o recheio infle ao assar. Disponha as duas últimas fatias no centro da torta.
  6. Leve a torta ao forno por cerca de 50 minutos até que o recheio infle, doure e esteja levemente firme ao toque.
  7. Retire a torta do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar e servir as fatias.