Imagem da receita

Tostones de mandioca

Adora mandioca frita? Prove esses tostones, você vai amar. São dourados por fora e cremosos por dentro. São viciantes! Para facilitar, a receita vem com dica de planejamento: dá pra preparar antes e congelar para fritar na hora. Os tostones brilham nos preparos com peixe, como o ceviche e moqueca. Ou até no pê-efe praiano.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de mandioca descascada
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a mandioca em toletes de cerca de 8 cm e leve à panela de pressão. Adicione 1 ½ colher (chá) de sal e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela – cerca de 1,5 litro é suficiente. 
  2. Tampe e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos – a mandioca deve estar cozida e macia o suficiente para ser cortada e amassada, se estiver muito firme os tostones podem rachar e ficar secos depois de fritos. 
  3. Passados os 15 minutos, desligue o fogo e, importante, espere todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Escorra a água e transfira os pedaços de mandioca cozidos para um refratário. Leve à geladeira para amornar por cerca de 20 minutos – assim fica mais fácil de manusear e amassar as mandiocas.
  4. Corte a mandioca em pedaços médios, de cerca de 4 cm x 3 cm, para isso:  corte cada tolete cozido ao meio, no sentido do comprimento, retire e descarte a fibra central. Corte cada metade ao meio novamente, no sentido do comprimento (se estiverem muito grossos corte em 3 tiras). Agora, corte cada uma dessas tiras ao meio, no sentido da largura.
  5. Corte um saco próprio para alimentos ao meio e coloque sobre a tábua. Disponha um pedaço de mandioca no centro, cubra com o plástico e prense delicadamente com um batedor de carne (ou uma panelinha pesada), para o tostone ficar com 0,7 cm de espessura – se a mandioca ficar muito fina, perderá a textura cremosa interior e poderá quebrar na hora de fritar. Transfira com cuidado o tostone amassado para uma assadeira e repita com o restante. 
  6. Leve uma panela média com o óleo ao fogo alto para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. 
  7. Assim que o óleo estiver quente, com cuidado, mergulhe 4 tostones de cada vez. Frite por 3 minutos, ou até ficarem levemente dourados – vire os tostones com a escumadeira para dourar de maneira uniforme. 
  8. Com a escumadeira, transfira os tostones fritos para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Tempere com sal a gosto e sirva a seguir. Fica uma delícia puro, para acompanhar o PF, com guacamole, com queijo de iogurte temperado, ou para acompanhar o ceviche.

PLANEJAMENTO

Você pode deixar os tostones já amassados na geladeira e fritar apenas na hora de servir. Para congelar, leve os tostones ao freezer numa assadeira, quando estiverem congelados transfira para um saco ou pote com fechamento hermético. Eles vão do freezer direto para a panela com óleo.

VERSÃO ASSADA

Os tostones também ficam uma delícia assados. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média), distribua os tostones um ao lado do outro, numa assadeira grande untada com 1 ½ colher (sopa) de azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo para dourar por igual.

SEM PANELA DE PRESSÃO

Se preferir, pode cozinhar a mandioca na panela convencional. Cubra com 2 litros de água e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até a mandioca ficar macia.

Sugestão de
cardápio