Imagem da receita

Tutu de feijão-branco com cebola frita (reaproveitamento)

Essa é uma receita preparada a partir de sobras planejadas. Você cozinha feijão a mais e reserva parte da água do cozimento para já deixar no jeito os principais ingredientes desse clássico dos clássicos do reaproveitamento. Além de tirar vantagem da cremosidade e do sabor amanteigado do feijão-branco, o tutu é finalizado com gostosuras que fazem toda a diferença: cebola e salsinha fritas e um bacon crocante inacreditável.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções

PARA A COBERTURA

Ingredientes

  • 2 cebolas
  • 3 fatias de bacon
  • 5 ramos de salsinha
  • ½ xícara (chá) de óleo

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as cebolas em meias-luas de 0,5 cm. Lave e seque bem as folhas de salsinha — quanto mais sequinhas estiverem, melhor para fritar.
  2. Forre uma assadeira grande com papel-toalha (ela vai ser usada para escorrer a cebola, o bacon e a salsinha fritos). Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo médio — a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira. Use o suficiente para cobrir bem o fundo. 
  3. Assim que o óleo aquecer, acrescente metade das cebolas fatiadas e deixe fritar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem bem douradas  — não coloque toda a cebola de uma só vez, pois algumas vão queimar e outras vão ficar brancas. Atenção: assim que a maioria dourar, transfira as fatias para a assadeira forrada com papel-toalha. Em poucos segundos a cebola pode queimar! Repita o processo com o restante da cebola.
  4. Mantenha a frigideira no fogo, adicione o bacon e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até ficar bem crocante. Transfira o bacon para o papel-toalha e adicione as folhas de salsinha ao óleo quente. Deixe dourar por apenas 1 minuto e transfira também para o papel-toalha.
  5. Assim que o bacon esfriar, coloque as fatias na tábua e pique para formar uma farofa grossa. Reserve.

PARA O TUTU

Ingredientes

  • 1½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (sem caldo)
  • ¾ de xícara (chá) de água do cozimento do feijão
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. No liquidificador, bata o feijão com a água do cozimento até formar uma mistura lisa. 
  2. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  3. Adicione o feijão batido ao refogado, tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Abaixe o fogo e acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem entre cada adição, até dar o ponto de tutu: uma pasta de feijão bem cremosa. 
  4. Transfira para uma travessa e cubra com a cebola frita, a farofa de bacon e as folhas de salsinha fritas. Sirva a seguir.

 

COMO COZINHAR FEIJÃO E TER SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite para cozinhar feijão-branco a mais e ganhe tempo na cozinha! O feijão-branco pode ser utilizado em outras receitas, como cogumelos grelhados com molho cremoso de feijão-branco e purê de feijão-branco com tahine.


Para 1½ xícara (chá) de feijão-branco seco, utilize 5 xícaras (chá) de água para o remolho e 5 xícaras (chá) de água para cozinhar na pressão. O rendimento é de 4 xícaras (chá) de grãos de feijão cozidos e 2 xícaras (chá) de caldo.