Imagem da receita

Vinagrete de maxixe grelhado

O maxixe grelhado perde um pouco do amargor característico, ganha um toque tostadinho e não perde a crocância. É o complemento ideal para dar aquele brilho no pê-efe!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de maxixe (cerca de 12 unidades)
  • 1 cebola roxa
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • caldo de 1 limão
  • 1 ½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 3 ½ colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • cubos de gelo

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cebola em pétalas finas. Transfira para uma tigela, adicione ½ colher (sopa) do vinagre, cubos de gelo e cubra com água. Mantenha a cebola imersa por pelo menos 10 minutos para perder o ardido. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Lave, seque e corte a pimenta-dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes. Pique cada metade em cubinhos. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  3. Lave bem os maxixes com uma escovinha para legumes sob água corrente. Descarte o cabo e, com uma faca pequena, raspe a superfície de cada maxixe para retirar os espinhos. Corte os maxixes em rodelas finas, de 0,5 cm e transfira para uma tigela. Regue com ½ colher (sopa) do azeite e misture bem para envolver todas as fatias.
  4. Leve uma grelha (ou frigideira grande), de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, coloque quantas rodelas de maxixe couberem, uma ao lado da outra, sem amontoar. Tempere com sal e deixe dourar por 2 minutos, de cada lado. Transfira o maxixe grelhado para outra tigela e repita com o restante.
  5. Escorra a água e junte a cebola ao maxixe. Acrescente a pimenta, o caldo de limão, o azeite e o vinagre restantes. Tempere com sal a gosto e misture delicadamente. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de servir – o vinagrete fica ainda mais gostoso depois de curtir por 30 minutos na geladeira.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha