Imagem da receita

Yorkshire pudding

Este clássico inglês, primo do pãozinho de leite, tem textura que lembra a de panqueca. Inflado, com uma casquinha bem gostosa, é perfeito para acompanhar ensopados e cozidos. Repare como as bordas ficam mais altas, fazendo com que o centro seja praticamente um copinho para preencher com caldo.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de água
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 colheres (chá) de óleo

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela média — se algum estiver estragado, você não perde toda a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. 
  2. Adicione o leite, a água e o sal e misture com uma espátula. Junte a farinha aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
  3. Após os 30 minutos, separe uma assadeira para muffin com pelo menos 6 cavidades de 7 cm de diâmetro de abertura, 5 cm de diâmetro de base e 3 cm de altura (se preferir, utilize 6 forminhas individuais). Disponha ½ colher (chá) de óleo no fundo de cada cavidade. 
  4. Coloque a assadeira no forno e preaqueça a 220 ºC (temperatura alta) — a assadeira vai aquecer junto com o forno; ela precisa estar bem quente na hora em que a massa for colocada para que o yorkshire pudding estufe e cresça bastante.
  5. Assim que o forno estiver preaquecido, retire a assadeira com cuidado e apoie na bancada. Com uma concha, distribua a massa preenchendo as cavidades sem ultrapassar ⅔ do volume.
  6. Leve a assadeira de volta ao forno para assar por cerca de 15 minutos, ou até que os yorkshire puddings cresçam cerca de 4 vezes em relação ao tamanho original e fiquem bem dourados. Retire do forno e sirva imediatamente.

 

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar a massa com antecedência. Siga a receita até o passo 2, tampe a tigela e mantenha na geladeira por até 12 horas. Na hora de assar, retire a massa da geladeira enquanto o forno preaquece com as forminhas de muffin.