Feijão: foco no refogado!

Feijão: foco no refogado!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 30 de novembro de 2016


Depois de cozinhar o feijão, tem que caprichar no refogado. É ele que vai temperar o feijão e ajudar a engrossar o caldo. A combinação mais básica leva cebola e alho, mas dá pra ir além e testar novos sabores com um pouco de tudo: pimentão, bacon, cominho, cenoura, tomate…

Lembra do princípio da variação? Pratique com o feijão também: experimente diferentes tipos do grão e de refogados. Além de mais gostoso, é mais saudável alternar os ingredientes na comida do dia a dia.

E como é que faz o refogado? Assim: leve a panela ao fogo baixo com um fio de azeite e junte a cebola picada. Tem ficar mexendo até a cebola murchar. Uma pitada de sal acelera esse processo porque faz a cebola perder os líquidos mais rápido. O alho vai na sequência, bem rapidinho porque queima fácil.

Já está pronto o refogado. Agora vem a técnica indispensável para engrossar o caldo. Junte na panela uma concha do feijão cozido com pouco caldo e amasse tudo junto até virar um purê. Só então vai o restante do feijão cozido. E precisa de uns minutos, em fogo baixo, para o caldo chegar à consistência de que você mais gosta (quanto mais tempo, mais grosso).

Veja aqui a receita do feijão caseiro do Panelinha.

Quer ganhar tempo e adiantar o feijão pra semana toda? Então, devagar com esse refogado aí. Amanhã a gente explica como congelar da melhor forma.

Foto: Editora Panelinha