Hora da refeição: comer junto é saudável

Hora da refeição: comer junto é saudável
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 30 de setembro de 2016


Chegou a sexta-feira, e a gente pensa imediatamente num almoço de fim de semana, daqueles pra juntar a família e os amigos, comer tranquilamente e passar a tarde toda papeando. Esse é um bom exemplo de como a comida se conecta com o prazer.

Falamos nesta semana que comer vai muito além de preparar os alimentos, como explica o "Guia Alimentar para a População Brasileira", elaborado pela equipe chefiada por Carlos Augusto Monteiro, professor da USP e parceiro do Panelinha. Tem a ver com mastigar, com estímulos visuais, com ambiente e com atenção.

E tem muito a ver também com socialização. O hábito de comer em companhia é próprio dos seres humanos e está diretamente ligado ao fortalecimento de laços. Compartilhar a comida aproxima as pessoas e cria um tempo de convivência.

Se for no escritório, dá para conhecer melhor os colegas, fazer amigos e trocar experiências. Se for em casa, ainda cria oportunidade para dividir as responsabilidades com a compra e o preparo dos alimentos.

Então, aproveita que amanhã é sábado e junta o pessoal! Que tal um compartilhar um pernil? Você prepara a marinada, e o forno faz o resto do trabalho. Ou faça uma versão diferente do clássico almoço de domingo: uma lasanha de bacalhau lasanha de bacalhau com molho de tomate com alcaparras e azeitonas. Bom apetite!

Fotos: Editora Panelinha