Pão australiano

Melado de cana, cacau e especiarias numa receita de pão. O resultado: uma massa escura, macia, adocicada, que ficou conhecida como pão australiano.

A massa crua, antes de ir para o forno, tem consistência pesada, diferente das massas de pão comuns, que ficam leves e macias. Depois de assado, porém, é superleve. Fica delicioso quentinho, com manteiga com sal, ou mesmo uma manteiga composta. O melhor de tudo é que dá pra fazer o pão em casa (a receita é uma das mais pedidas do Panelinha, agora disponível).

Pão Australiano
Tempo de preparo: 20 minutos + 3 horas de descanso + 30 minutos para assar
Rende 2 pães de 400 g cada

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de farinha de centeio
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
10 g de fermento biológico seco (1 sachê)
50 g de manteiga
¼ de xícara (chá) de melado de cana
1 xícara (chá) de água morna
fubá para polvilhar

Modo de preparo
1. Numa tigela grande junte todos os ingredientes da receita, exceto a água e o fubá. Com uma colher, misture e vá regando com a água, até que dê para a trabalhar a massa com as mãos. Raspe bem o fundo da tigela e incorpore a massa que fica grudada para não desperdiçar nada.

2. Polvilhe uma superfície lisa e limpa com farinha. Transfira a massa e sove por cerca de 15 minutos: faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar, aperte com o dedo indicador: se ficar amassada, precisa sovar mais um pouquinho; se voltar, está no ponto.

3. Polvilhe a tigela com um pouco de farinha, volte a massa para a tigela e cubra com um pano de prato úmido. Deixe descansar por 2 horas em um local mais quente, como sobre a geladeira ou perto de forno (isso ajuda a massa a crescer mais rápido). Ela precisa dobrar de tamanho. Às vezes, especialmente no frio, leva um pouco mais de tempo.

4. Hora de moldar a massa! Transfira para a bancada limpa e lisa, polvilhada com farinha de trigo. Corte a massa no meio e posicione o corte de frente para você. Com as duas mãos, role a massa (para frente e para trás), até alongar um pouco e ficar com um formato de filão. Repita o procedimento com a outra metade.

5. Polvilhe uma assadeira antiaderente generosamente com fubá e coloque os pães moldados nela, deixando bastante espaço entre eles — ainda vão crescer. Cubra com o pano úmido e deixe descansar por mais 1 hora.

6. Faltando 20 minutos, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

7. Retire o pano, polvilhe os pães com mais fubá e leve para assar por cerca de 30 minutos.

8. Assim que estiverem assados, retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar.

Foto: Gilberto Oliveira Jr

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar