Almoço em família

Almoço em família
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de agosto de 2012


Durante a semana ninguém tem tempo para se encontrar. E sábado a gente sempre acaba tendo alguma coisinha para fazer. Por isso, domingo é o dia. Mas nem toda casa que recebe bem a bagunça familiar – não é à toa que os restaurantes ficam abarrotados de mesas enormes.

Quem tem filhos pequenos – não bebezinhos, mas crianças – acaba tendo mais disposição para acolher a família toda. Mas isso não significa que a pessoa tenha tempo para preparar um almoço com superprodução. Aliás, tenho a impressão de que receitas gourmets são para solteiros, casais sem filhos ou para quem já tem netos. Mas é só uma impressão, tá?

Massa é o prato certo. Pode ser espaguete, talharim, penne. Mas lasanha é imbatível. É mais trabalhosa. Verdade. Mas pode ser feita em etapas – o melhor dos truques para quem não tem tempo para nada, mas gosta de receber.

Este domingo é Dia dos Pais. Ótimo motivo para trocar a mesa do restaurante pela da sua casa. Juntar a família, vamos dizer a verdade, dá trabalho. É bem menos prático do que fazer uma reserva na cantina de sempre. Mas é muito mais saboroso. Fiz uma pequena seleção para ver se você se anima. São receitas que dispensam acompanhamento. (Mas não custa fazer uma entrada e uma sobremesa. Ou pede para a cunhada levar!) Dá uma olhada.

1. Orechiette com salmão defumado – para pais que gostam de sofisticação. E a receita ainda leva um toquinho de vodca! Uma delícia.

2. Macarrão com melão e presunto cru – a combinação é clássica e cria o clima de comemoração.

3. Espaguete poético – inspirado no filme O Carteiro e o poeta, ótima opção para quem gosta de sabores bem italianos.

4. Talharim com brócolis assado ao alho e óleo – boa opção para famílias saudáveis, que não descuidam da alimentação nem no fim de semana!

5. Lasanha à bolonhesa – clássica, dispensa apresentações, é uma das minhas massas favoritas.