Pernil temperado na fábrica? Melhor repensar

Pernil temperado na fábrica? Melhor repensar
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 19 de dezembro de 2016


Já estamos na semana do Natal! Você deve estar se organizando com os últimos detalhes da ceia, e a vida está corrida, a gente sabe. Mas ainda dá tempo de tirar do cardápio uns produtos ultraprocessados que insistem em dar as caras nesta época do ano. E que, para piorar, são vendidos nas propagandas de televisão como se fossem as mais deliciosas receitas caseiras.

Estamos falando de pernil temperado, lombo temperado, farofa pronta e daquelas sobremesas que sempre aparecem nas cestas de fim de ano das empresas. Tudo que vem da fábrica pronto para servir. Ou seja: imitação de comida.

E, não custa lembrar, pra ter gosto de comida temperada, são cheios de aromas, realçadores de sabor, estabilizantes, acidulantes, antioxidantes, além de um monte de sal e açúcar.

Peru é o caso mais triste: é difícil encontrar um sem tempero, a menos que você tenha acesso direto a uma granja que tenha o peru in natura. Mas você pode tentar tirar um pouco desse tempero deixando o peru de molho em água na geladeira por 12 horas. Tem que trocar a água a cada duas horas.

Em outros casos, tem mais opção, viu? Se for servir pernil ou lombo de porco, você não precisa se deixar levar pelos "temperos caseiros e naturais" anunciados na propaganda. Compre as carnes sem tempero e prepare em casa o seu verdadeiro tempero caseiro e natural.

Duas opções para a ceia:
Pernil assado com molho de abacaxi
Lombo recheado com banana

Preparar uma carne dessas e servir com farofa pronta? Ah, não dá… Amanhã a gente diz o porquê.

Fotos: Editora Panelinha