New York Times publica matéria sobre como a grande indústria viciou o Brasil em ultraprocessados

Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 18 de setembro de 2017


Foi capa no The New York Times: Como a Grande Indústria Viciou o Brasil em Junk Food. A principal reportagem do último domingo (17), assinada por Andrew Jacobs e Matt Richtel, mostra como gigantes da alimentação, como Nestlé, Coca Cola, Pepsi Cola e McDonald´s, entre outras, comercializam seus produtos tão ostensivamente que chegam a transtornar os hábitos alimentares tradicionais de países em desenvolvimento. O resultado é que, na última década, a taxa de obesidade no Brasil quase dobrou para 20%, e a parcela da população com sobrepeso praticamente triplicou, indo para 58%.

Uma das fontes ouvidas pelo jornal americano é Carlos Augusto Monteiro, professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) e do Guia Alimentar da População Brasileira, documento oficial do país, publicado pelo Ministério da Saúde.

Em um dos trechos da reportagem, Monteiro explica: “O que temos é uma guerra entre dois regimes alimentares, uma dieta tradicional com alimentos de verdade, produzidos por agricultores locais, e os produtores de alimentos ultraprocessados, feitos para serem consumidos em excesso e que, em alguns casos, viciam.”

“É uma guerra, mas um dos regimes alimentares tem um poder desproporcionalmente maior ao do outro”, diz Monteiro para o NYT

O prof. Monteiro é também parceiro formal do Panelinha. É ele quem embasa e apresenta ao lado de Rita Lobo o curso Comida de Verdade, no ar no nosso canal no YouTube. São 10 vídeo-aulas com soluções para os principais obstáculos que afastam as pessoas de uma alimentação saudável de verdade.


Assista a todas as aulas do curso comida de verdade

Assista também ao vídeo-doc do NYT com prof. Monteiro

Leia também: Saiba por que você deveria comer mais arroz com feijão