Lista de compras: derivados de leite

Lista de compras: derivados de leite
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 29 de abril de 2016


Você é da turma do leite? E do queijo? Prefere queijo meia-cura ou frescal? Então vamos montar a lista de compras do laticínio.

Leite
O ideal é comprar aquele leite que fica refrigerado no mercado. A regra é bem simples: o alimento que estraga mais rápido é menos processado. O leite da geladeira é menos processado, mas o longa-vida também é alimento minimamente processado. Portanto, pode seguir a lógica da fruta: leve para casa os dois. O refrigerado para os primeiros dias após a compra e o longa-vida pra quando o outro acabar.

Creme de leite O fresco é melhor e faz muita diferença na cozinha. Se você ainda não tem o costume de usá-lo, leve um para casa e faça a experiência. Ele vira molho de macarrão, vai no recheio da quiche – ótima pedida pra aproveitar vegetais que estiverem quase estragando –, participa de muitas sobremesas… É um grande aliado.

Manteiga Já falamos dela aqui. Risque a margarina da compra – um alimento ultraprocessado – e use manteiga para passar no pão, fazer bolo e começar alguns preparos (como o roux, base do molho branco). Se não quer usar manteiga no dia a dia, risque a margarina mesmo assim e aí use óleo de cozinha para refogados e bolos (desde que sejam bolos de liquidificador) e, no pão, vá de azeite, geleias, coalhada…

Queijo
Vale a mesma lógica das frutas: a preferência da casa (o pessoal aí prefere queijo mais curado, mais fresco) e a durabilidade. O queijo frescal estraga mais rápido e pode ser uma boa para os primeiros dias após a compra. Os mais curados duram mais e podem continuar a ser curados em casa. Veja a lista de ingredientes do queijo que você está comprando. Queijo de verdade é leite e fermento (e uma pitada de sal).

Ah, e leia aqui o post sobre queijo ralado que explica porque o queijo ralado do saquinho pode sair da lista de compras e dar lugar a uma cunha de queijo para ser ralado na hora.

Ricota
Ingrediente supercuringa, vira pastinha de aperitivo, creme para acompanhar frutas grelhadas na sobremesa, recheio gostoso para vegetais… É o mesmo caso do creme de leite: se não tem o costume de usar, compre uma e faça o teste. E olho no rótulo: a quantidade de ingredientes varia muito.

Iogurte
De novo, olho na lista de ingredientes: iogurte pode ser comida ultraprocessada cheia de corante e açúcar. Quanto mais neutro e quanto menos ingredientes melhor. Gosta de iogurte de morango? Bata o seu iogurte neutro com morangos, com polpa de morango congelada… Mas não compra o iogurte de morango não, vai… Ou ao menos antes de comprar dê uma boa olhada na lista de ingredientes. Bom, na hora de calcular quantos potinhos comprar, pense nos hábitos da casa: todo mundo come iogurte de manhã? Foto: Editora Panelinha