Baba de moça para sobremesa

Baba de moça para sobremesa
Compartilhe

Por Pitadas - 02 de abril de 2014


Tem como fugir do chocolate na Páscoa? Não precisa, mas tem. Principalmente para quem é alérgico… Ou não gosta mesmo (a gente custa a acreditar, mas essas pessoas existem). Nossa sugestão: uma receita tradicional, com um ingrediente simbólico do renascimento: o ovo.

Que tal uma baba de moça? O doce é nacionalíssimo. Tem tudo a ver com os ovos moles de Aveiro, mas ganharam leite de coco quando chegaram em terras brasileiras.

Fica deliciosa no recheio de bolo e rocambole, e também fica incrível purinha, pra comer de colher. Conserve em potes de fechamento hermético, que ainda servem de embalagem caso você queira presentear na data.

Baba de moça
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos + 50 minutos

Ingredientes
10 gemas
⅔ de xícara (chá) de leite de coco
1 ⅓ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água + 1 colher (chá)

Modo de preparo
1. Separe as claras das gemas. Para fazer isso, use duas tigelas pequenas e quebre um ovo. Só então adicione a gema a uma tigela maior, onde o doce será preparado. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.

2. Passe as gemas por uma peneira apoiada numa tigela. Com o auxílio de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas deve ficar na peneira e ser descartada.

3. Numa panela, junte o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 20 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio. Para saber o ponto correto, mexa a calda delicadamente com uma colher e levante a mesma. Se formar um fio fino, está pronta. Neste ponto, desligue o fogo e espere a calda esfriar em torno de 5 a 10 minutos. Acrescente o leite de coco e misture bem.

4. Junte as gemas peneiradas à calda e misture bem.

5. Retorne a panela ao fogo mexendo sempre com uma colher de pau. Tome cuidado para não coagular os ovos. Se estiver empelotando ou grudando no fundo da panela, retire um pouco do fogo e continue mexendo.

6. Depois de 30 minutos, a baba de moça estará consistente. Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.

Foto: Livia Miglioli